quinta-feira, 17 de julho de 2008

~~>Marcel Proust é considerado um dos maiores escritores franceses. Ficou célebre tanto por sua obra Em Busca do Tempo Perdido quanto por uma antológica descrição do prazer quase erótico de saborear madeleines, um bolinho em formato de concha que, é evidente, também ficou famoso... Lá por volta de 1886, o então muito jovem escritor estava na festa da prima, Antoinette, e foi convidado a preencher um questionário. Era uma brincadeira, coisa que os refinados salões da Belle Époque servia para criar assuntos e animar as festas. Proust respondeu ao mesmo questionário duas vezes na vida, uma quando era menino e outra, já um rapaz. As respostas do gênio da literatura francesa tornaram o modelo de questionário tão famoso que virou uma espécie de padrão até de entrevistas jornalísticas... Você pode responder as 29 perguntas de Proust assim sem pensar, como se fosse uma brincadeira, mas as respostas podem ser reveladoras e, até, surpreendentes se você experimentar fazê-las por escrito, com seu parceiro ou uma amiga querida... Sinceramente, achei muito dificil de responder, mas respondi! Tentem! Acho que vale a pena! Auto conhecimento.~~>Questionário de Proust - By Jaqueline Rosa<~~ 1. Qual é a sua maior qualidade? Acho que é o fato de eu sempre dar o melhor de mim nas coisas que eu faço. Independente da 'importancia' ou da 'urgencia', eu procuro sempre fazer o melhor que eu puder em tudo! 2. E seu maior defeito? Silêncio. Quando fico nervosa, triste, irritada e afins, quando tenho sapos e mais sapos entalados na garganta tudo que eu consigo fazer é chorar, ou bufar de raiva... Minha tempestade é silenciosa e quase nunca digo as coisas do modo que realmente diveria e isso me faz mal, é frustrante guardar certos sentimentos, mas é incontrolável! 3. A característica mais importante em um homem?Coragem, pra mostrar seus sentimentos, fazer o que é certo, dizer o que deve ser dito, pra enfrentar os problemas de cabeça erguida. 4. E em uma mulher? Dignidade. Ter valor, respeitar-se e fazer com que as outas pessoas também a respeite. 5. O que você mais aprecia nos seus amigos? O fato de que eles não tem limites pra me ajudar, que mesmo que eu esteja um porre eles me abrem um sorriso enorme, dizem a verdade por mais dura que seja, me batem se for preciso, gritam e choram, fazem não o que for conveniente mas o que for necessário pra me ajudar, porque sabem que eu respeito a opinião deles e que sem eles tem certas coisas que eu não conseguiria ver.6. Sua atividade favorita é… Uma só? Dançar, ler, cozinhar e escrever. 7. Qual a sua idéia de felicidade? Estar em paz consigo mesmo e com os outros. 8. E o que seria a maior das tragédias? Vontade de morrer, literalmente. 9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo? Ninguém, gosto de ser eu. 10. E onde gostaria de viver? Paris... Maresias também serve. Não ia aguentar ficar num lugar só a vida inteira. 11. Qual sua cor favorita? A vida é colorida, como é que eu vou escolher uma só? Vermelho, verde e preto e azul.12. Uma flor? Rosa vermelha. 13. Um pássaro? Coruja. 14. Seus autores preferidos? JK Rowling, Dan Brown, Pedro Bandeira,... Vishh são muuitooos! 15. O os poetas que mais gosta? Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Charles Chaplin, ... Geralmente leio as poesias que acho por acaso. 16. Quem são seus heróis de ficção? Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts. 17. E as heroínas? Beatrix Potter (Miss Potter), escritora de contos infantis. 18. Seu compositor favorito é... aquele que combina ritmo e letra numa coisa só, que escreve como se fosse eu. 19. E os pintores que você mais curte? Os que dão nomes às pinturas e que fazem alguma coisa que meu irmão não conseguiria fazer aos três anos. 20. Quem são suas heroínas na vida real? Minha irmã mais velha, que sempre me ajuda, me faz rir, perseverar na dieta, ir pra academia, e que me acompanha nas aventuras mais arriscadas como escolher roupas e sapatos e naqueles sábados sem nada de bom pra ver na tv. Minha conselheira, minha melhor amiga, aquela pra quem eu conto tudo. Minhã mãe, porque apesar de tudo e de todos ela só quer o melhor pra mim e Lucimar, que foi a melhor professora de todas, a que eu vou levar pra sempre comigo. 21. E quem são seus heróis? Meus amigos, porque eu sei que incondicionalmente vão estar lá quando eu precisar. 22. Qual sua palavra favorita? Quase. 23. O que você mais detesta? Intriga, falsidade, medo, maldade, mentira, traição, distância e o fato de não ser duas. 24. Quais são os personagens históricos que você mais despreza? Oo... 25. Quais dons naturais você gostaria de possuir? Canto! Nossa, como eu ia adorar ter uma voz decente pra cantar! Hahaha. Paciência também... 26. Como você gostaria de morrer? Como quem soube viver. 27. Qual seu atual estado de espírito? Equilibrado. 28. Que defeito é mais fácil perdoar? Não guardo rancor. Perdoo fácilmente. 29. Qual é o lema da sua vida? Quando alguem diz que a vida é dura sou obrigada a perguntar: comparada a que?"<~~..........Beeeijoos, Jaqueline..........~~>

Um comentário:

Carlos Strife disse...

Questionário divertido!
vou responder tbm, se vc quiser ver é só avisar que eu te mando, tá?


enfim

Beijos Mana!
s2