quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Que tamanho que é gorda?

Quase dois anos atrás publiquei Tamanho 42 não é gorda e andei vendo que ele teve mais acessos do que muitos textos que considero melhores. Só hoje, no entanto, notei que haviam comentários na postagem. Seis, na verdade. Curiosa, fui lê-los, e só então pude perceber a diferença que eu fiz e a que deixei de fazer para as leitoras, que agradeceram pelo texto mas ficaram esperando uma resposta que não chegou.

Provavelmente Karine, Verônica e, principalmente, Rayanna nunca mais lerão meu blog nem saberão que, hoje, eu vim responder seus comentários, que seguem:

karine disse... (4 de maio de 2009 22:18)
Oie!!! tipo nem te conheço mas achei seu blog por acaso e adorei o que escreveu, eu sou gorda e assumo, mas nem por isso me olho no espelho com medo ou chorando pq estou feia ou bunita,me acho muito linda e sei que meu corpo nao diz nada sobre a pessoa que sou por dentro e diga-se de passagem a maioria das meninas gordas sao linda é dificil achar uma que seja feia e sinceramente eu sei que ainda "vamos" vencer este preconceito pois nem tudo gira em torno de um corpo perfeito e sim de uma mente brilhante....

Verônica disse... (8 de junho de 2009 22:05)
Oi Jaqueline.... Me chamo Verônica Sanches e tenho vontade de me tornat também modelo de gordinha,tenho 22 anos e sempre fui gordinha por mais que eu tente não emagreço então resolvi deixar rola e tentar ser feliz assim mesmo...você poderia me dizer como faço para mandar fotos ou para ter uma oportunidade para eu ser mais feliz com meu corpo...Um abraço e fico no aguardo da sua resposta ...Obigada e se cuida e fique com Deus...Beijinhos....

rayanna disse... (2 de setembro de 2009 12:14)
Ola Jaqueline.. Meu nome e Rayanna tenho 22 anos 1,65 to pesando quase 80 eu acho pq ja não peso ja faz um tempo ,pra não fica mais chatiada mais do que ja ando....meu peso era 53 ate fica desempregada ate ai fui só engordado...arrumei um emprego,emagrecir 3quilos...foi mandada embora dizendo eles que eu era muito seria,me casei eu estava trabalhado ainda ate la não tinha engordado mais,foi ai que me mandarão embora tinhas as qualificação pra eles mais não servia pq era muito seria.Mais Jaqueline o que me nunca me faltou educação com os clientes é eles nunca virão isso..Ola pra vc ver,muitos clientes me ligarão procurando eu pq estava fazendo muita falta.Mais faze o que, estou parada ja tem 5 meses sabe quanto ja engordei 10 quilos...Meu esposo fala que sou linda mais,,sabe quando todo mundo fica te falando nossa como vc ta gorda,vc fica super pra baixo que vc sabe que vc engordou mais...Tive no meu antigo trabalho esses dias minhas ex patroa me viu e falou nossa vc engordo mais ainda o que vc anda fazendo..Eu realmente ja não sei o que fazer Jaque...Minha alta estima esta super baixa....Queria ser igual vc....Meu marido faz de tudo pra mim não fica pesando que eu estou gorda...Gostaria de me sentir linda me olha no espelho e dizer sou bonita gordinha..Meu cunhado só faz brincadeira comingo tudo sobre gordura....Ja ta chato isso sabe, realmente Jaque ja não sei o que fazer...Beijo muito obrigado por me ouvir.

À elas e a quem mais interessar, confesso: nem sempre ponho em prática meus próprios conselhos. Eu mesma, como contei no texto, vivo em guerra com a balança. Se passo vontade de comer alguma coisa, fico brava comigo. Se não passo, me arrependo. É difícil, meninas. E nem posso dizer, sob pena de apanhar até ficar roxinha, que seja gorda. Não sou. Mas somos condicionadas, por nossos pais, amigos, irmãos, namorados, pelas revistas de moda, pelas proorções das confecções, pelas celebridades... Pela sociedade como um todo a estarmos insatisteitas. A nos criticarmos dia e noite.

À Karine: muito obrigada, fico imensamente feliz por ter gostado desse meu cantinho. O Amnésia é um pedaço de mim e posso dizer que me sinto mais bonita quando o elogiam. Continue se achando linda mesmo, porque você deve ser a pessoa mais apaixonada por si! Só tome cuidado pra que o 'gordinha bonita' não se transforme em 'gorda doente'. A saúde deve estar acima de tudo. Tenho uma irmã nutricionista e vários conhecidos que, apesar dos vinte e poucos anos, têm problemas de pressão, colesterol, diabetes... É preciso tomar cuidado, pra poder continuar a ser uma gordinha feliz.

À Verônica: tem gente que não emagrece por causa da genética, outros porque fazem algo errado: ou dieta ou exercícios. Se você quer emagrecer, pelo motivo que for, há saída. Indico com todo o carinho da face da terra a I Rede Fitness Feminina Sou Mulher e Amo Musculação (SMAM Fitness). Ela está no Ning, no Twitter, no Orkut. Lá, você vai encontrar mulheres que já foram gordas sim, mas que decidiram mudar e hoje são saradas, saudáveis e muito felizes. Além disso, têm profissionais que dão dicas, te acompanham e incentivam. Se está feliz com o seu corpo, recomento o mesmo que para a Karine: cuidado eterno com a saúde. E procure agências de modelo, dessas pele e osso mesmo, que eles com certeza te encaminham.

À Rayanna: dicas anteriores: cuide da saúde, acima de tudo, e procure a Rede SMAM. Você não está feliz com seu corpo, ok. Mas não pode deixar as pessoas te botarem pra baixo. Se quer emagrecer, você consegue! Vai ter que se esforçar: melhorar a alimentação, fazer atividade física, dormir bem, beber muita água. Parar de ler Boa Forma e todas essas revistas que só fazem com que nós, mortais, nos sintamos maiores e de menor valor. Ignore toda a sua família. Se quer saber, eu que nem sou gorda sofro esse tipo de coisa. Qualquer biscoito que se come a mais é motivo pra comentários infelizes. E o pior: eu adoro biscoitos, bolos, panetones, frios... PÃO! Só que também amo dançar. Amo minha capoeira, amo a musculação. Você tem que encontrar uma atividade que lhe dê prazer: não importa se é corrida, bike, caminhada, dança do ventre, ballet clássico, futebol ou o que for. Importante gastar calorias e comer saudavelmente (greve de fome não funciona!). E toda vez que algum bobo tiver a audácia de dizer que você está gorda, olhe bem pra ele, nos olhos, e dê uma risadinha sarcástica e diga: você não perde por esperar! E vá embora! Haha Você deve ser sua melhor amiga e conselheira. Arrume um emprego que tenha a ver com você, se é que já não arrumou, e se não der certo, paciência. Não é porque uma linha da sua história não deu certo que você tem que apagar/bagunçar todo o resto!

Se quer minha dica mesmo, mesmo, Rayanaa, é essa: vá numa nutricionista e matricule-se numa academia. E aí, corra atrás do prejuízo. Um dia, você ouvirá todos olhando pra você e dizendo "meniiiina, nem te reconheci, você está tããão maaagraaa!". E quando isso acontecer, vem aqui e me conta ;)

Tenho contatos com nutricionistas, sites interessantes e blá blá blá. Quem quiser é só pedir.

Beijos de chocolate (light!), Jaqueline.

Nenhum comentário: