segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tamanho 42 não é gorda

Fluvia Lacerda, 27 anos, é carioca, veste manequim 48 e trabalha como modelo de tamanhos grandes em Nova York. Ela diz que está feliz com o corpo e que não gostaria de mudá-lo. Leia trechos do depoimento.(Mariana Weber - Revista Criativa) 'Há uns três anos eu estava em um ônibus em Manhattan e fui abordada por uma moça que me perguntou se eu considerava a idéia de trabalhar como modelo 'plus size' (de tamanhos grandes). Sempre fui cheinha e achei que era piada, mas, depois de algumas semanas, fui procurar um agente. Hoje consigo me manter só como modelo e já trabalhei para lojas e revistas. Quando vou ao Brasil, é engraçado. As pessoas se chocam quando ficam sabendo que trabalho como modelo em Nova York. Isso até elas verem meu book ou meu site - aí acham superlegal.
Nunca tive paranóia com relação ao meu corpo. Eu me olho no espelho e não vejo nada de errado. Me acho linda. Gosto do meu corpo, gosto de quem eu sou. Já sofri pressão de gente que dizia: 'Você tem um rosto tão bonito, mas se fosse mais magra…'. Parecia que eu não tinha um corpo, que era só o rosto. E eu nunca me senti assim. Sempre tive autoconfiança, não ficava mal porque eu não era tão magra quanto as amigas da escola.
Não me acho gorda no sentido pejorativo. Quando ouço a palavra gorda, me vem à cabeça alguém inativo, que come mal e não se cuida. E esse é totalmente meu oposto. Sou muito ativa, ando de bicicleta, danço, não como porcaria. Me cuido como qualquer outra pessoa, mas a minha genética é assim. Não posso passar a vida me sentindo mal pela forma que Deus me fez. Então, em vez de ficar em guerra contra minha própria natureza, eu a aceitei e sempre fui feliz. Sou uma brasileira maravilhosa e tenho um marido maravilhoso, um australiano que me curte demais. Sou muito grata pela vida que tenho e jamais mudaria o meu corpo e quem eu sou.
Fico impressionada quando vou para o Brasil e minhas primas falam de cirurgia plástica como se fosse uma ida ao cinema. Acho todas tão lindas, mas elas não conseguem se ver dessa forma. É preciso muita coragem para entrar na faca por vaidade, e é uma coisa que eu não faria, principalmente porque não vejo necessidade. Nunca fui de só gostar de alguém se for assim ou assado. Eu vejo modelos magras lindas. Acho a Gisele bonita. Já passei pela Adriana Lima por aqui e a achei linda pessoalmente. Quando se é saudável, ser baixa, alta ou magra é indiferente.
Adoro me vestir bem e aqui nos Estados Unidos tenho muitas opções. Já no Brasil é impossível encontrar roupa. Acho cômico, porque conheço muitas mulheres que usam manequim 44 ou 46 e sofrem para se vestir. Eu uso manequim 48 e tenho 1,70 de altura. Meu peso eu não sei, porque não me peso. É só um número, e um número que não importa. Cria mil paranóias. Consigo perceber se eu perco ou ganho peso se a roupa está mais folgada ou apertada. Eu me ligo para não passar do peso em que estou por causa dos meus trabalhos. Se noto que o jeans está ficando um pouco apertado, sei que tenho que diminuir um pouquinho a massa ou algo assim.'
Flúvia Lacerda é, certamente, apenas uma das milhões de mulheres ma-ra-vi-lho-sas que estão, digamos, acima do peso (vulgo gordas!). Me sinto um lixo quando leio depoimentos dessas mulheres lindas e bem sucedidas e (melhor aidna) felizes com seu corpo, sua aparência, seu tamanho. Obviamente não me acho gorda (quando digo isso, acreditem, talvez seja mera necessidade de elogios!!) mas vivo em guerra com a balança, rezando pra calça jeans fechar, pra clusa não marcar aquela gordura saliente, pra estar magra e sarada quando o verão (e o bikini!) chegar! Mas, francamente... Só me dei conta disso agora, quando fui procurar mais coisas sobre a modelo gordinha Fluvia, e reparei que existem mulheres mortais, como eu e você, que são tamanho 44, 46 ou 48 e que são felizes assim. Que não recusam um pedaço daquele bolo divino que a mãe fez ou a caixa de bombom que ganhou de dia dos namorados. Acho que elas só não são completamente realizadas e felizes porque, infelizmente, ainda carecem do reconhecimento dessa sociedade lipofóbica (medo de gordura) que acha que a aparência é a única coisa que conta quando se está conhecendo alguem, seja profissional ou socialmente. Uma pena. Gente, falando sério! Tenho algumas amigas assumidamente gordinhas,... algumas meio paranóicas... mas as pessoas mais maravilhosas da minha vida (sem desmerecer as magérrimas, ook, Elinee s2)... Se você fosse gorda ia se sentir como, sofrendo todo esse desmerecido preconceito???
Encontrei esses blogs e recomendo mesmo! Pras magras e pras gordas!
Gordas Maravilhosas
Exaggerada Blog
Cotidiano Gordo
Livro: Tamanho 42 Não É Gorda - Meg Cabot
Descrição: A cantora pop Heather Wells chegou ao fundo do poço. Nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com todas as suas economias. Quando finalmente consegue um emprego de inspetora em uma faculdade, Heather acredita que tudo está melhorando. Ou será que está enganada?
Sejam gordas felizes e realizadas. Ou magras. Tanto faz, afinal, né?
Beeijos, Jaqueline (uma falsa magra ;D)

6 comentários:

Eline Emanoeli disse...

Jaque, Jaque, Jaque, já fui meio gordinha [diga-se de passagem], você sabe disso. Acabei por emagrecer 10 quilos em três meses meio que do nada...
É, assumo, agora tô magra [mas com uma barriguinha meio saliente :S], é prache... num tô contente com algo... Por isso que adorei o texto !
É verdade, a gente tem que se sentir feliz, comer aquele pedaço suculentíssimo de bolo de chocolate com cobertura e recheio sem pensar na balançaaa!

Agora, falsa magra, minha filha? Hausaushuahsua... quem vê pensa que você é gorda mesmo né! tsc tsc tsc.

Adorei o texto!
Bjokonas, kirdaaa!

Jaqueline Rosa disse...

CALUUNIIAAA!!! Quando a eline tiver uma barriga salienteee, peloamoor, eu to entrando pra obesidade MÓRBIDAA! Daquelas dignas de morte pra alimentar as criancinhas da Africa!! =PP Beeijoos. ;D

Anderson disse...

Oi linda.
Estou muito bem e você?
Concordo contigo, pois a Propaganda é Fundamental. [Eu quem o diga né, afinal estou cursando Publicidade e Propaganda] [rsrsrs]
Fico Feliz que o meu Blog esteja ajudando você a cuidar bem dos seus Pés, afinal não há nada mais prazeroso do que você uma Srta Linda [Assim como você] com os Pés Maravilhosos.
Ficarei Agradecido se você me enviar as fotos, pois irei postar em meu Blog. [Se possível, envie as fotos em sequência; Desde já agradeço]
Até breve.
Tenha uma excelente semana.
Beijos.

Unknown disse...

Oie!!! tipo nem te conheço mas achei seu blog por acaso e adorei o que escreveu, eu sou gorda e assumo, mas nem por isso me olho no espelho com medo ou chorando pq estou feia ou bunita,me acho muito linda e sei que meu corpo nao diz nada sobre a pessoa que sou por dentro e diga-se de passagem a maioria das meninas gordas sao linda é dificil achar uma que seja feia e sinceramente eu sei que ainda "vamos" vencer este preconceito pois nem tudo gira em torno de um corpo perfeito e sim de uma mente brilhante....

qualquer coisa add eu no msn fofinha_ka@hotmail.com ´[beijoss]

Unknown disse...

Oi Jaqueline....

Me chamo Verônica Sanches e tenho vontade de me tornat também modelo de gordinha,tenho 22 anos e sempre fui gordinha por mais que eu tente não emagreço então resolvi deixar rola e tentar ser feliz assim mesmo...você poderia me dizer como faço para mandar fotos ou para ter uma oportunidade para eu ser mais feliz com meu corpo...Um abraço e fico no aguardo da sua resposta ...Obigada e se cuida e fique com Deus...Beijinhos....

rayanna disse...

Ola Jaqueline..Meu nome e Rayanna tenho 22 anos 1,65 to pesando quase 80 eu acho pq ja não peso ja faz um tempo ,pra não fica mais chatiada mais do que ja ando....meu peso era 53 ate fica desempregada ate ai fui só engordado...arrumei um emprego,emagrecir 3quilos...foi mandada embora dizendo eles que eu era muito seria,me casei eu estava trabalhado ainda ate la não tinha engordado mais,foi ai que me mandarão embora tinhas as qualificação pra eles mais não servia pq era muito seria.Mais Jaqueline o que me nunca me faltou educação com os clientes é eles nunca virão isso..Ola pra vc ver,muitos clientes me ligarão procurando eu pq estava fazendo muita falta.Mais faze o que, estou parada ja tem 5 meses sabe quanto ja engordei 10 quilos...Meu esposo fala que sou linda mais,,sabe quando todo mundo fica te falando nossa como vc ta gorda,vc fica super pra baixo que vc sabe que vc engordou mais...Tive no meu antigo trabalho esses dias minhas ex patroa me viu e falou nossa vc engordo mais ainda o que vc anda fazendo..Eu realmente ja não sei o que fazer Jaque...Minha alta estima esta super baixa....Queria ser igual vc....Meu marido faz de tudo pra mim não fica pesando que eu estou gorda...Gostaria de me sentir linda me olha no espelho e dizer sou bonita gordinha..Meu cunhado só faz brincadeira comingo tudo sobre gordura....Ja ta chato isso sabe, realmente Jaque ja não sei o que fazer...Beijo muito obrigado por me ouvir