terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Reformar pra que?

Já dizia minha avó que 'em time que se está ganhando não se mexe'. Ok, confesso que não podemos dizer que a Língua Portuguesa vale muita coisa em termos mundiais, mas que atire a primeira pedra aquele que não se revoltou (mesmo que um pouquinho) com a tal reforma, que não é a primeira e, infelizmente, não será a última.
Odeio parecer conservadora ou revoltada. Ambas atitudes me irritam profundamente. Não! Mas sou obrigada a admitir que essa reforma me incomoda o suficiente pra não querer adotá-la. Entendam, antes de mais nada, que não tento com esse convencê-los de que a reforma não é boa ou útil ou qualquer outra qualidade que vocês designem pra ela. Só quero que entendam que, pr'uma pessoa que é simplesmente apaixonada pela magia da complicação da nossa língua mãe e pelos pequenos detalhes que a tornam única é, no mínimo, bem complicado aceitar o fato de que -do nada- queiram tirar todo o charme das palavras escritas (como o trema, os acentos e hífens -ou a ausência deles) pra unificá-los com países que nem mesmo sabem se querem se unificar pra se tornar uma língua mais influente no mundo.
Agora alguém me explica o que eu faço com os meus dez longuíssimos anos estudando essa língua e aprendendo a escrever cada palavra corretamente com seus acentos, tremas e blá blá blá pra depois me falarem que em UM ANO, sim senhoras e senhores, em UM ANO (no qual nem mesmo sou OBRIGADA perante a lei a utilizar as novas regras) eu vou ter que aprender essa jossa pra PRESTAR VESTIBULAR??????
Sem comentários.
Aliás, sem querer comentar, mas já comentando... Estou totalmente desostosa. Realmente, se -novamente, somente SE- essa reforma pegar, sim -infelizmente- vou ter que me conformar e adaptar, mas torço e realmente acredito que, antes mesmo de 2012 eles voltam atrás. Tomara que Portugal não aceite (risada power malvada) hahahahha... Brincadeirinha! Que seja feito o que for melhor pra literatura, pro Brasil, pra nós escritores e cidadãos.
Beeeijoos, Jaqueline.

3 comentários:

Julis disse...

Bom amiga vc leu a minha opinião né? acho tudo isso uma grande besteira que só trará problemas

Carlos Strife disse...

Não tem muito o que comentar, até porque você já viu a minha opinião no Post do meu blog. Mas eu espero (disse espero, não ACREDITO) que acabem com essa palhaçada logo >.>

Beijos.

Analu disse...

:D sorte que eu só presto vestibular em 2011 e olhe lá