sábado, 17 de janeiro de 2009

Carnabreúva [1]

"Antigamente, quando o carnaval tinha lança-perfume da Rhodia (chamada Rodouro) e era vendida na porta do clube, a coisa era mais organizada. As pessoas esperavam pelo carnaval. Hoje tem carnaval todo dia. Naquele tempo, já dizia Jesus a seus discípulos-foliões, todo mundo trabalhava os outros 361 dias do ano. Ou estudava. Então, quando chegava o carnaval, o negócio era pra valer. Homem vestido de mulher era o mínimo que se permitia.
O evento – sim, era um evento – começava meses antes. Os compositores, os melhores compositores brasileiros, faziam as músicas “para o próximo carnaval”. Os cineastas brasileiros faziam os musicais da Atlântida para lançar as pérolas. Quando chegava fevereiro todo mundo já sabia “de cor e salteado” umas dez delas. Cidade Maravilhosa, Olha a Cabeleira do Zezé, Pierrô Apaixonado, Chiquita Gonzaga, lá da Martinica, Letra Ó, De Caniço e Samburá, Coração Corinthiano.
E, em função das músicas, se faziam os blocos para o clube. Famílias se reuniam, se organizavam, bolavam os figurinos, gastavam uma “nota preta”.(...)Sendo que no sábado e na terça tinham as matinês para a “gurizada”. E os jovens pais aproveitam para colocar os filhos nos ombros e cairem na gandaia naquele calor carnavalesco. Namoros começavam naqueles dias. Outros, terminavam por causa de algum rapaz ou moça da capital que vinham cativar a caipirada. E quem “animava” os bailes eram grandes orquestras com mais de quarenta músicos. Orquestras que eram contratadas a preço de ouro um ano antes.
O carnaval era uma coisa séria, minha senhora. Hoje todo dia é dia de carnaval."{Mário Prata}
~~> Ah, senhoras e senhores, muitos dizem que o carnaval se perdeu, que já não é o mesmo de antes, que hoje em dia é só música ruim e baixaria e gente a fim de aprontar. Sinto, queridos leitores, que minh'alma jovem é impedida de concordar. Sinceramente cada geração tam lá sua maneira de se divertir. E aqui, o Carnabreúva, tem seu desfile de rua, muito axé e funk, gente animada, crianças, jovens, umas avós... Super tranquilo. Claaroo que sempre tem um ou outro que quer estragar a festa, mas isso tem em todo lugar. Acontece nos melhores carnavais.
E, só pra comentar, esse carnaval promeeetee! ahhahahaha
Beeijooos, Jaqueline.

Nenhum comentário: