terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gaia, deusa mãe

“Antes do homem ser criado, só havia terra e ar e antes mesmo de existir o ar e a terra, se necessitava de um lugar para estes se manifestarem. Este lugar era o Caos: que era o lugar onde existia só a possibilidade de ser. No sonho do Caos só existia o Pensamento, que crescia e palpitava e este Pensamento estabeleceu a Ordem. Tão poderoso e eficaz foi este Pensamento que chamou a si mesmo de Eros, e ao pronunciar aquele nome, o Caos se transformou no Momento. Do Caos e Eros surgiram a obscuridade chamada Nyx e o movimento chamado Boreas, o vento.
Em sua primeira dança cósmica, Nyx e Boreas, giraram em movimento arrebatado e frenético até que tudo que era denso e pesado descendeu, e tudo que era leve ascendeu. A matéria densa era Gaia e de sua chuva e de sua semente proveu sua descendência.”


“Dizia-se que o homem nascera da terra molhada aquecida pelos raios de Sol. Deste modo, a sua natureza participa e todos os elementos e quando morre, sua mãe venerável o recolhe e o guarda em seu seio.”


Gaia é a energia da própria vida, Deusa pré-histórica da Mãe Terra, é símbolo da unidade de toda a vida na natureza. Seu poder é encontrado na água e na pedra, no túmulo e na caverna, nos animais terrestres e nos pássaros, nas serpentes e nos peixes, nas montanhas e nas árvores.”




 Sempre gostei do nome Gaia, agora descobri o porquê.
www.flickr.com/jaquerosaroxa

Beeijos, Jaqueline.

Um comentário:

Luiz Loureiro disse...

alem do nome... td q ela nos é e representa... uma alternativa a discutivel exclusividade do Pai unico e absolutista, a sociedade paternalista etc, etc... me lembra de falar pra vc do homem sintetico haha...

ha varias coisas interesantes envolvendo a Grande Mãe... haha milhares de milhoes de coisas... coisas pagãs, coisas terriveis, tenebrosas pagãnices... haha... cuidado hem! hehehe