segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Então dance, só dance!

Sim, nossas mãos tremiam; sim, minha garganta secou assim que pisei lá e meus nervos sofreram um choque absurdo de adrenalina quando, pela primeira vez na vida, me vi sozinha num palco com cerca de trezentas pessoas olhando pra mim. quando nos anunciaram no microfone e eu lá, passando delineador nos olhos da Josy... Tranquilas? Não, rindo de nervoso, mesmo. Os olhos procuravam conhecidos na plateia, não encontraram ninguém. O sorriso as vezes murchava pela concentração e, forcado, obedecia minha ordem de voltar pro seu lugar. Os olhos, brilhavam, tenho certeza, de felicidade, de euforia, de magia. E apesar de todo o nervosismo, de toda tremedeira e sede, os pés e braços agiam por si; meu cérebro, travado, já não mandava mais coordenada alguma, mas eles sabiam bem o que deviam fazer, e fizeram; dançaram cada passo de cada coreografia com um mínimo de graça e, fora pisar no vestido na hora de levantar, eles fizeram tudo direitinho, e me orgulhei. Me orgulhei de mim e das minhas amigas; e de cada coisinha fofa de rosa que eu amo tanto; da classe da minha professora e de como ela estava linda, rainha das suas bailarinas;

Ao fim da euforia, veio o baque, a leve vontade de chorar: de felicidade, de agradecimento, de dor no coração por ter acabado e pela incerteza se passarei por um momento como esse outra vez na minha vida. Ano que vem não passa de um borrão, uma incógnica numa equação de centésimo grau que eu não sei resolver.  Talvez, eu dance mais, talvez não. Certos momentos são únicos nas nossas vidas,... Nem sempre tudo o que é bom dura pra sempre. Nem sempre o que é inesquecível se repete.

Assim sendo, não sei se vou dançar outra vez, mas o que importa - eu sei - é que dancei. É que realizei um sonho de infância quando - louca - me matriculei pr'aquelas aulas de ballet clássico, sem nem saber quantos meses meu salário aguentaria pagar e, vencendo cada obstáculo maldito que se colocava no meu caminho, com ajuda de pessoas muito importantes pra mim, dancei. Me apresentei, dancei, passei nervoso, colei mil e uma lantejoulas, grudei os dedos com cola, limpei as sapatilhas pra sujá-las ainda mais, paguei cada centado daquele vestido azul, antes tão odiado, e dancei.

Viver isso foi importantíssimo pra mim, e pra todos no Espaço Shiva tenho certeza, porque cada bailarina é uma estrela, que subiu ao palco pra mostrar uma pontinha de seu brilho, um pouquinho do que é capaz de fazer. Cada uma, com suas dificuldades e suas glórias, foi importante pra tornar esse momento mágico real. Cada aula, cada música, cada problema que nós superamos juntas. E se não fosse casa espectador,... bom, pra quem dançaríamos?! Vocês são o motivo do nosso esforço, da nossa dedicação, do nosso talento se cumprir. À Vanessa, só posso agradecer, nada vai mostrar a ela o quanto sou grata por não ter me deixado parar o ballet quando eu achei que era a única saída. Nunca há uma única saída. Obrigado por cada segundo de amizade, de confiança. Obrigado por seu talendo e competência. A cada pessoa que ajudou, seja carregando cadeiras, maquiando, comprando coisas, enfeitando, fechando as janelas, limpando, fazendo propaganda, convidando, costurando... OBRIGADO! Vocês me ajudaram a relizar um SONHO! E isso definitivamente não tem preço, definitivamente eu nunca vou esquecer.

Vou ficar aqui, com meu sonho realizado, feliz. Porque agora tenho a certeza - porque saber eu já sabia - de que sonhos podme sim ser reais; talvez não quando nós queremos, e definitivamente não sem que lutemos por eles. Mas, sim, eles acontecem. As vezes melhor do que quando apenas sonhávamos. E acontecem na hora certa, quando você vai pdoer sinceramente aproveitar sua realização da melhor forma possível, degustando cada sabor, ouvindo cada nota, se dissolvendo a cada aroma. E sim, dar ao sonho o devido valor e consideração. Nunca esquecê-lo, nunca deixá-lo pra trás. E nunca, NUNCA, deixar de lutar pelo que se sonha, porque nós somos os únicos capazes de desenhar algo que esta na nossa cabeça!

Eu posso fazer acontecer, e fiz.
Estou orgulhosa.

Beeijos, bailarina, Jaqueline.

Um comentário:

Luiz Loureiro disse...

LINDA, LINDAS!ESTIVERAM OTIMAS! PARABENS JAQUE!