quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O gosto do cheiro

O cheiro da canela também desperta o apetite, revigora e aquece os sentidos e pode até produzir um sentimento de alegria.

Eu ganhei um difusor de hastes como esses da foto e esqueci de contar - amnésia, né! Tem essência de canela e fica em cima da minha cômoda. Ganhei do Renato, de presente de Natal, e é uma graça.

Confesso que achava que não funcionava. Afinal, é um potezinho com líquido e uma tulipa de madeira. Mas aos poucos, a florzinha, de madeira clara, quase branca, vai absorvendo a essencia, e ficando com o aspecto úmido, com a cor mais escura, como se estivesse molhada. É mágico.

É uma delicinha entrar no quarto e sentir o cheirinho de canela. Já me adaptei à ele e, quando o sinto, me sinto em casa. Aquela sensação do cheiro das nossas roupas ou de alguém que abraçamos. Aí, quando sentimos aquele cheiro em algum outro lugar, sorrimos calados pela saudade e lembrança.

Não sei o quanto acredito em aromaterapia, porque lavanda sempre me deixou agitada e, no entanto, a combinação de alguns perfumes masculinos com shampoo e cigarros normalmente me deixam tão confortável que entorpecem meus sentidos e me deixam apta a um sono com longos e lindos sonhos. (Da mesma forma, maracujá não me dá sono e café não me deixa ligada.)

Mas é um cheiro gostoso e confortável - e eu costumo prestar muita atenção aos cheiros. Gosto de perfumes, do cheiro da comida, do gosto do cheiro. É uma das delícias de cozinhar. Já não enxergo direito e estou ficando surda. Mas sentir, ainda sinto. Com as mãos, o nariz, os olhos, o coração...

Beeijos, Jaqueline.


Um comentário:

Eliel Carvalho disse...

Adoro quando vc escreve sobre algo q remete à gastronomia. Msm q indiretamente...

Sucesso sempre

Bjuss