quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Plural como o Universo

Parece que você segura o mundo inteiro nas mãos - pronto, falei. É pesada, densa. E os mil botões de que o professor tanto falava pouco importa quando você olha através de suas lentes e clica. O som, o 'clack', da captura da imagem é uma música maravilhosa - arrepia. 

E clack, clack, clack. A vontade é não parar mais. Juro nunca mais falar mal de fotógrafos! Agora eu entendo vocês. (Mas pensar que uma coisinha dessas pode custar o preço de um carro é deprimente!)

Ontem, na aula de fotojornalismo, fomos apenas apresentados a algumas câmeras, mais uma aula teória e, finalmente, iremos para o estúdio. Caras e bocas - quero ser fotógrafa, não modelo. E aí sim. Aprender a mexer direitinho pra depois emprestar as câmeras da faculdade - yes, we can - e se divertir.

*

Qual alma boa quer me levar no Museu da Língua Portuguesa, ver a exposição temporária 'Fernando Pessoa - Plural como o Universo' ?? HAHA Eu quero! Quem quer ir comigo? Afinal, a Estação da Luz é logo ali mesmo!

"Não basta abrir a janela para ver os campos e o rio. Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma. Com filosofia não há árvores: há idéias apenas. Há só cada um de nós, como uma cave. Há só uma janela fechada, e todo o mundo lá fora; e um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse, que nunca é o que se vê quando se abre a janela. "
Não Basta, de Alberto Caieiro

"Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos. Quer gozemos, quer nao gozemos, passamos como o rio. Mais vale saber passar silenciosamente e sem desassosegos grandes. Sem amores, nem ódios, nem paixões que levantam a voz, nem invejas que dão movimento demais aos olhos, nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria, e sempre iria ter ao mar."
Fragmento de 'Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio', de Ricardo Reis

"Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se a minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não encarna a substância de milhares de vozes, a fome de dizerem-se de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha ao destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior."
Fragmento Seis, de Bernardo Soares

"Tu, que consolas, que não existes e por isso consolas, ou deusa grega, concebida como estátua que fosse viva, ou patrícia romana, impossivelmente nobre e nefasta, ou princesa de trovadores, gentilíssima e colorida, ou marquesa do século dezoito, decotada e longínqua, ou cocote célebre do tempo dos nossos pais, ou não sei quê moderno – não concebo bem o quê -, tudo isso, seja o que for, que sejas, se pode inspirar que inspire! Meu coração é um balde despejado. Como os que invocam espíritos invocam espíritos invoco a mim mesmo e não encontro nada. Chego à janela e vejo a rua com uma nitidez absoluta. Vejo as lojas, vejo os passeios, vejo os carros que passam, vejo os entes vivos vestidos que se cruzam, vejo os cães que também existem, e tudo isto me pesa como uma condenação ao degredo, e tudo isto é estrangeiro, como tudo."
Fragmento de Tabacaria, de Álvaro de Campos.



"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Fernando Pessoa

Beeijos, Jaqueline.

Um comentário:

Luiz Loureiro disse...

"tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

tudo mesmo! haha viva pessoa!

eu ganhei um livro duma amiga uma vez... era pessoa! ele nao era novo em folha nem nada... mas por isso msm eu amei mais ainda, o pessoa e a amiga linda linda! haha

viva jaque! otimas escolhas!

lembraq um dia eu te enviei o Tabacaria? haha saudade! mas já passou...

respeitosamente, amo-te