quarta-feira, 8 de julho de 2009

UM ANO DE AMNÉSIA

Dizem que os pais sentem orgulho quando vêem os filhos darem os primeiros passos, quando discutem quais traços neles são do pai e quais são da mãe. E entendo isso. É a magia de ver uma semente sua brotar, sejam filhos, textos, amizades, ou o feijão enfiado no algodão. É a doçura da prosperidade. Eu plantei várias sementes, mas, fracas, eram totalmente dependentes de mim. E eu não cuidei delas direito. Uma, ao menos, foi mais forte e recebeu mais sol e água da chuva do que as outras (e talvez um pouco mais de dedicação e carinho). O segundo filho levou o nome do primeiro, falecido, pra me lembrar do quão irresponsável eu fui com o anterior e que, como sua mãe, preciso lhe dedicar maior atenção. Mas, ao contrário da primeira, a segunda semente cresceu e deu alguns frutos pequenos, da primeira colheita. Os frutos, pequenos e poucos, mas preciosismos, pois a primeira vez só acontece uma vez. Certo? Amigos, meio ausentes - assim como as atualizações, confesso - mas sempre prontos pra dar sua valiosa opinião. E experiência. Após um ano, consigo ver o quanto meu blog amadureceu junto comigo, como a criança boba que fechou o Amnésia 1 cresceu e evoluiu, tanto nos temas, vocabulário, imagens, dores, amores, preferências... Se não tivesse plena certeza do contrário, diria que a primeira publicação não fora escrita por mim. Mas me lembro bem: “finalmente livre de tudo o que vivi / o que foi bom, obrigado / o resto, esqueci”. Lembro do quanto desejei crescer, me tornar uma pessoa mais responsável, mais levada a sério. O quanto queria poder ser livre pra correr atrás dos meus sonhos, conquistar meus objetivos, ultrapassar meus limites, me encontrar. E acho que, se pensarmos que só se passou um ano, consegui caminhar mais do que esperava. Caí e ralei muito meus joelhos. Mais ainda as mãos, pra levantar, pra me apoiar nas pedras. Perdi muito, me machuquei e chorei, por mais impossível que possa parecer a imagem dessa fria sem coração chorando. Mas fui mais forte do que imaginava que pudesse. Também sei que, apesar dos erros, fui justa e sincera. Covarde eu sempre fui e ainda não mudei isso. Mas não dá pra ser boa em tudo, não é?! Hahaha Não aprendi a dizer não. Continuo me ferrando pelas mil coisas que aceito fazer, pelas mil coisas que peço pra fazer... Me apaixonei avassaladoramente por mim. Não em importo mais o que pensam a meu respeito, embora procure não sair do eixo de equilíbrio entre bom e mau. De lá pra cá... Pessoas foram e vieram e foram de novo. Dessas, algumas sobrevivem. E fico feliz por ter conseguido alimentá-las com a minha presença e amizade, e mais ainda que elas me tenham correspondido, pois são elas que curam minhas mãos quando elas sangram e que me apóiam, dizendo pra que avance. O blog, claro. O aniversariante (mas entendam que não dá pra falar de um filho completamente, sem que se fale dos pais). Há um ano eu o criei, como mais uma de minhas brincadeiras, aproveitando a felicidade que tenho ao escrever. Eu o larguei, muitíssimas vezes. Abandonei-o e esqueci de alimentá-lo, de cuidar dele. Mas ele já tinha recebido o suficiente de mim pra agüentar uns tempos sozinho. E agüentou. Quando voltei, pra dedicar-me mais, ele me abraçou de volta, como um bom filho. Agora, meu bebê tem um ano (quem precisa de filhos, quando se tem um blog? Haha brincadeira!). Um amigo me disse que minha profissão, jornalista, se assemelha a um filho. Merece os mesmos cuidados e trás as mesmas preocupações e alegrias. Bom, eis o meu filho. Vocês, amigos, foram bons tios pro meu filho e sem a sua colaboração ele não seria o mesmo. Não que ele seja o melhor, ou melhor que alguém... Mas me orgulho dele, como qualquer mãe desvairadamente coruja faz. Como pais que vêem seu bebe dar os primeiros passos, discutindo com quem ele se parece. 06 de julho - “Momentos em que normalmente agimos livremente, sem o peso da consciência, sem o olhar crítico dos outros (sem ligar pra eles, entendem, porque os chatos estarão sempre lá), curtindo a própria vontade, a própria sede. E, pra mim, esses pequenos momentos estão aí, só esperando decidirmos vive-los. “ 04 de julho - “Como podem as pessoas se contentarem com um vampiro que transforma um ser humano com o auxílio de uma seringa, injetando veneno (...) na veia de Isabella, pra não precisar morde-la?!” 19 de junho - "...Uma rosa, uma frase, um som e canção. O vermelho, o sorriso, os espinhos no chão. O toque, o olhar, a verdade. O riso, o pranto, a saudade. (...) Minhas rimas chulas, a falta de palavras. Depois a distância: de um pensamento, de uma luz, de um piscar..." 06 de maio - "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade". 21 de abril - “Desculpem, mas pouco me importa, hoje, o que fez Tiradentes. ok, ok, ele foi um mártir e blá blá blá. Mas acho que, se o significado verdadeiro do dia não for preservado não devia ser feriado. Como o Natal, que é o nascimento de Jesus, não do Papai Noel, e a Páscoa, que não tem nada a ver com o tal coelho.” 04 de abril - “Depois de uns dez anos sem ir à praia, desculpem, mas eu merecia (...) Estava mais feliz que criança em véspera de Natal, não, melhor, criança na noite de Natal que acorda pra ver se Papai Noel veio e dá de cara com ele mexendo na árvore!” 23 de março - “Em comemoração ao Dia Mundial da Água, cerca de 600 pessoas participaram de uma caminhada ecológica pacífica em prol da conservação do Vale do Médio Tietê. 7 de março - “Ontem, dia 6, meus dois textos até então publicados (Saúde vs. beleza, eis a questão e Recomeço, estavam entre os mais lidos e os mais comentados dos últimos 30 dias.” 27 de fevereiro -“Amigas pero no Mucho... que nos leva a refletir, rir (ou morrer de rir), pensar e analisar o quanto superficial ou profunda pode ser uma amizade.” 26 de fevereiro - “É praticamente minha filosofia de vida! Seja você, viva, aprenda com seus erros, e tenha força pra realizar seus sonhos de cabeça erguida, com fé e coragem, sem medo de ser feliz...!” 25 de fevereiro - "No dia do aniversário desejamos felicidades... no carnaval se deseja o que? Muitos beijos descompromissados?" 16 de fevereiro - “Agora, oficialmente, sou colunista do Itu.com, com a coluna Jaque(on)line. Espero que gostem.Surtante de felicidade, Jaqueline.“ 11 de fevereiro - "Alguns a consideram uma espécie de prostituta em busca de publicidade que faz uma música pop medíocre; outros, porém, a vêem como uma artista inteligente que transformou a si mesma num espetáculo vibrante." 3 de fevereiro - (vale a pena ler tudo =D) http://amns2ia.blogspot.com/2009/02/teste-de-personalidade.html 30 de janeiro - “Mulheres que tomam as rédeas, que gostam de mostrar quem é que manda (elas, claro), aquelas que gostam de administrar, e demonstram em muitos casos frieza e racionalidade, incapaz de demonstrar e até mesmo sentir afeto e carinho por alguém, eram consideradas por mim, até um certo tempo, um tanto vulgares e maldosas.” 29 de janeiro - “De repente, veio o frio na barriga.(...) Não sei se é fome, saudade ou só aquele nervosismo desesperado de entrar numa sala escura sem saber o que a espera lá dentro. É simplesmente frustrante atualizar mil vezes seguidas sua caixa de entrada de e-mails e ler sempre a mesma mensagem: "você tem 0 mensagens não lidas".” "Milagre é ver a vida como ela é em sua potencialidade e, estar dotado pela "GRAÇA" dos mecanismos neurônicos críticos para saber onde reside a maldade que leva a humanidade a destruir-se e obnubilar-se. Milagre é sentir que "Amnésia" nem sempre é esquecer, ignorar quem sou, porquê, para quê, ou para quem, aqui ou além, existencialmente sou! Mas vibrar, sentir o fremir, fundamental da consciência, que em lucidez me diz e afirma aquiescência, com tudo o que é verdadeiro, belo, bom, cristalino, puro e são na existência!..." 22 de janeiro - “Sim, já fui pequenina, por incrível² que pareça. Já fui tão pequena que aparentava ser muito mais nova. Magricela e com cabelo curtinho, tinha maior cara de sapeca, adorava jogar taco com meus primos, mas amava dançar.” 16 de janeiro - “Quem nunca brincou de inventar histórias? De esconde-esconde? De pega-pega? De amarelinha (as crianças de hoje sabem o que é isso??), morto-vivo, corre cotia, siga o mestre...? Quem nunca quis brincar de lavar o carro com o pai? Ou quis puxar os irmãos pra brincar de roda?” 14 de janeiro - “Num país de gente sedenta e carente de leitura, é desanimador e melancólico descobrir que o presidente da República, o sujeito mais importante e poderoso do sistema; (...) o homem numero 1 do país não lê.” 12 de janeiro - “Sejam gordas felizes e realizadas. Ou magras. Tanto faz, afinal, né?” 8 de janeiro - “Ok, sou obrigada a admitir -como já o fiz com minha revolta- que ela venceu. Sou obrigada a acatá-la, respeitá-la e obedecê-la... E tudo o mais que me for exigido (menos concordar com ela, claro!)!” 31 de dezembro - “-Daqui a pouco vai acabar... - Eu sei... - E o que fazemos? - Aproveitamos.” 29 de dezembro - “Então eu estava de bermudas e regata velha. E eram seis e meia da manhã. Foi como um déjà vú, seja lá como se escreve isso, aquela sensação gelada nos pulmões em contato com o 'ar fresco da manhã'. Como chupar Halls preto, nível de refrescância cinco, e puxar o ar com a boca.” 15 de dezembro - “Ganhei uma caixa de sabonetes da Natura de frutas vermelhas. Claro que antes me deram uma caixa, dentro de outra caixa, embrulhado com muito jornal e durex, dentro de uma caixa, que tava dentro de outra e de outra. ¬¬ Isso só acontece comigo! Nooo words!” 12 de dezembro - “Uma história de um amor contrariado, uma doença inventada e um médico que não é médico, com noções de anatomia absolutamente delirantes, disposto a inventar os mais extraordinários tratamentos.” 8 de dezembro - “1) Vicia ~~> 2) Dá gastos ~~> 3) Dificilmente dá algum lucro ~~> 4) Te afasta das pessoas ~~> 5) Afasta as pessoas de você ~~> 6) É um péssimo investimento de tempo, já que você poderia estar fazendo coisas mais produtivas ~~> 7) Causa brigas (geralmente por causa do controle) ~~> 8) Engorda (vai dizer que você não come na frente da TV??) ~~> 9) Tira o sono ~~> 10) Dá preguiça, você nunca mais vai querer levantar da cama/sofá.” 4 de dezembro - “dia eu parei pra pensar como a vida passa. É estramente encantador o fato de não sermos capazes nem poderosos o suficiente pra controlar a passagem do tempo.” 29 de novembro - "Diferente do que o termo pode indicar, Jornalismo 2.0 não é simplesmente um novo release que incorpora aperfeiçoamentos ao que já existia. É um conceito revolucionário que coloca em xeque uma velha atividade.”25 de novembro. “...a vida te dá um problema sem pé nem cabeça, que parece não ter solução, e cabe à você enfrentá-lo e transformá-lo em algo que faça sentido. Simples assim. É a vida, é bonita e é bonita!” 20 de novembro -Ahh, esse vale ler inteiro também ;D http://amns2ia.blogspot.com/2008/11/quem-sou-eu.html 17 de novembro - "Se você se sentir como um verme, cave. Se você se sentir como um pássaro, voe." (Henry Miller) “NO WORDS! O Baile Do Hawaii foi perfeito e deplorável ao mesmo tempo... tem como?!? Tava linda siim... ;D mas sei láá... acho q muuuitaa coisa podia ser diferente, sabee... sei láá.” 1 de novembro - “Faculdade eu sempre quis fazer jornalismo. Quer dizer, isso depois de querer ser bailarina, arquiteta, professora (como toda criança...), médica, vendedora de coco na praia...” 26 de agosto - “...primeiro, na quinta, o puta trabalho pra convencer meu pai a me deixar ir na festa, aquela carinha de por favoooor que só eu sei fazer (mas que quase nunca funciona). Trabalhei o dia inteiro, super simpática, sorridente... Eficiência que só! Ok, ele deixou. PUTA FELICIDADE! Imagina uma pessoa louca pra ir numa festa?? Pronto? Agora imagina a JAQUE louca pra ir numa festa!” 9 de agosto - “Museu da Língua Portuguesa e USP - Nossos nomes não estavam na lista. NÃO ESTAVAM NA LISTA. Mas como? Mistério... - USP! Bom, descemos do ônibus e tava chovendo, o que sinceramente não foi legal.” 2 de agosto - "Saia dessa vida de migalhas / desses homens que te tratam / como um vento que passou." 28 de julho - “Simplesmente saudade dos meus amigos... Muitos passageiros, alguns eternos (felizmente eles existem!)... Termino esse simples post com um beijo bem grande e um abraço apertado nos meus amigos distantes... Amo muito vocês! Um dia a gente se encontra!” 25 de julho - “Curso de culinária! Simplesmente perfeito! Lucila Tomé e Diego Gazin... Simplesmente atores perfeitos!Pra vocês terem idéia o Diego é o Homem Chocolate na propagando do desodorante Axe (aquele que as mulheres arrancam pedaços e mordem o tempo todo!)... Uma comédia! Foi divertidíssimo! Ri muitoo! E ainda aprendi grandes truques pra um bom macarrão...” 22 de julho - “Felicidade é uma coisa estranha. Porque não é sempre que se está feliz. E também não é sempre que se sabe o porque de tanta felicidade.” 19 de julho - “Sabe a sensação de que quando batemos o dedinho do pé no sofá precisamos gritar um palavrão senão a dor não passa? To mais ou menos nessa situação, mas felizmente sem a dor no dedinho. Até ter férias monótonas eu supero. Mas ter as férias MAIS MONÓTONAS DA MINHA VIDA tá sendo insuportável.” 16 de julho - “Bom diaa! Hoje ó sol tá mais forte, não dá pra ficar dois minutos na rua de blusa! Isso é bom, porque eu já tava embolorando com todo esse frio daqui!” 14 de julho - “Segunda feira é realmente um dia muito chato. Motivo um: é sinal incontestável de que o domingo acabou. Motivo dois: é sempre o dia escolhido pra iniciar dietas, programas de atividades físicas ou escolares. Motivo três: é o dia número UM em preguiça!!!” 12 de julho - “Sabe uma coisa que eu adoro e você provavelmente odeia fazer mas que adora quando já tá feito? Comida! Adooooroo cozinhar! (...) É uma pena que engorde. Hhahahaa... Mas nem tudo é perfeito.” “Ô coisa chataaa! Ningém merece, hein! Dá preguiça no inverno porque tá frio e no verão porque só de pensar você já ta todo suado... Quando não faz você é sedentário, preguiçoso, folgado, gordo... Quando faz, não tem jeito, dói!” 11 de julho - “... mas bons hábitos permanecem. Hoje sou uma pessoa mais culturada do que ontem. E espero que chegue a essa conclusão todos os dias.” 10 de julho - “Crepúsculo - Stephenie Meyer: "De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder esta parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele".<~~ Parece bom, mas esperem até os vampiros da Aninha chegarem nas livrarias...” 9 de julho - “Hoje as pessoas são frias, calculistas, más, impiedosas, egoístas... Não querem saber de nada além do próprio mundinho, estão sempre tão atrasadas, tão apressadas que se esquecem de parar e olhar...” 8 de julho - "FINALMENTE LIVRE DE TUDO QUE VIVI. O QUE FOI BOM, OBRIGADO. O RESTO, ESQUECI”. . AMNÉSIA II” Beeijoos, amnesiada há um ano, Jaqueline.

6 comentários:

Renato Violardi disse...

Jaqueline, vc merece sinceramente, parabéns!!! Por seu blog (seu filho!), e por vc. Uma das pessoas mais incríveis e inesquecíveis que tive a sorte de encontrar em minha vida...
Estou ansioso pelo 2º aniversário!
Bjs

Anônimo disse...

Jacckkyyyy! xD
Parabéns pelo 1 ano de seu filho o.O
Aqui é onde nós podemos passar um pouquinho e ver quem você é, o que você pensa, e vc pode mostrar tudo isso pra gente, é um bom lugar pra se passar as vezes. ;]
bjus

Julis disse...

Eiiii o primeiro aninho do Blog, parabéns querida, gostar de escrever e ter um blog é uma tarefa que nem todos levam a diante que esses anos se multipliquem sempre!!!

Eline Emanoeli disse...

Migaaaaaaaaaaa!!!
Parabéns!!!
Tô muito feliz por você!
Parabéns pelo blog, pelos textos, pela força de vontade, pela tenacidade! PARABÉNS!
Você merece todo o reconhecimento, amor!

beijookas, querida!
Amo você ^^

Unknown disse...

um anoooo!!! PARABENSS!!! meeu! td de bom pra vc e seu blog! e que esse nunca morra! e nem seja esquecido como minhas fics q ficaram por conta do abreu, mas q eu vou querer! e vou cobrar! quem sabe de presente de casamento??*-*
mas eh vdd!! parabens msm! vcs arrazam (vc e o blog, a final ele eh o homenageado do dia!)

naum esuqeça dele e nem de nós! amo msm ler oq vc escreve^^ e é uma forma de qse conversar com vc agora q a gente qse naum se ve...sabia q eu ateh consigo imagina vc falando td oq ta escrito???


beijosss!!! muitos deless!!
saudadeee
amo vc!

Jaqueline Rosa disse...

PRESENTE DE CASAMENTOO?? Oo AIMEUDEUSDOCEEU! TE DOU UM LIVROOO SE ME CHAMAR PRA SER MADRINHA!!!! =DDDD jhajajaaha AMO VC S2