sábado, 29 de novembro de 2008

Um dos palestrantes do Evento Jornalismo 2.0, Fábio Steinberg, definiu o Jornalismo 2.0 da seguinte maneira: "Diferente do que o termo pode indicar, Jornalismo 2.0 não é simplesmente um novo release que incorpora aperfeiçoamentos ao que já existia. É um conceito revolucionário que coloca em xeque uma velha atividade. Como um divisor de águas, espécie de mar vermelho do jornalismo, em uma margem ficaram para trás os egípcios que represem a velha e previsível sociedade, e do outro os hebreus, que terão que construir do nada um novo mundo. O que vem pela frente, ninguém com um mínimo de sabedoria e consciência consegue responder. Apenas os tolos, falsos arautos da nova era, e que por isto sabem e tem certeza de tudo, têm a resposta pronta na ponta da língua." ((Fabio Steinberg é formado em Jornalismo e Administração e tem um currículo tão extenso que não me atrevo a colocá-lo aqui.)) ~~> Pensem numa criança em véspera de Natal. Ok, agora pensem na Jaque no DIA DE NATAL! Foi essa a sensação. Cheguei na porta da Casa do Barão às sete e dez, sendo que abria às oito e o evento começava às nove. Mas quem liga!? ;D Essa que vos escreve gosta de pensar que "a vida é feita de esperar e de fazer: esperar o que não der pra fazer e fazer o que não der pra esperar", então qual o problema de uma hora e cinquenta esperando?? Sai andando pelo centro, fui até o CEUNSP, dei a volta na praça, voltei, dei a votla no quarteirão, fui até a frente da igreja, fui até a praça, voltei, vi uma vitrini de roupas e calçados, fui até a praça, sentei, li Fernando Pessoa, fui até a Casa do Barão... E eram cinco pras oito, então. Fiquei lá, encostada na muretinha, prendendo o cabelo, quando olho pro lado e vejo dois seres. Olhei pro homem e pensei 'eu te conheço de algum lugar!'. A pergunta: de onde?! Resumindo essa parte da história: era o Diego, que palestrou no II Fórum Pela Vida, que teve aqui em Cabreúva. Foi muito legal encontrá-lo por lá, confesso que não esperava. Depois que entramos e que me sentei lá na primeira fila, conheci um senhor muito simpático, inteligentíssimo: Sr. Erasmo Figueira Chaves. Começamos a conversar e, papo vai, papo vem, comentei que era de Cabreúva e, surpreendentemente (pra mim, claro ¬¬ acho que todo mundo já sabia) ele mora aqui. Acho que foi aí que nos entendemos tanto. Conversamos sobre tantas coisas, a maioria sobre a cidade, o porquê d'ela não ir pra frente já que tem tudo pra evoluir, me contou histórias de suas inúmeras tentativas de trazer uma universidade pra cá, de fazer com que o prefeito implantasse projetos que valorizassem a cultura, a literatura, o conhecimento, que ensinassem os alunos a pensar e a trabalhar, capacitando-os pro mercado... Contei pra ele que escrevo pros jornais A Palavra da Piedade e Fala Cidade e, juntos, esclarecemos que, realmente, O Calendoscópio não passa d'um catálogo ridículo disfarçado de jornal, que nesse e nos outros o que falta mesmo é conteúdo, matéria. Coisas que pudessem substituir decentemente a coluna de fofocas. Concordo plenamente! Cabreúva tem muitos talentos. Muitas pessoas que escrevem muitíssimo bem e que têm tudo pra conseguir uma coluna num desses jornais, pra escrever sobre política, atualidades, cinema, literatura... O que fosse! Falta incentivo e interesse: foi a nossa conclusão. Da parte dos políticos e dos cidadãos. Eis que as pessoas foram chegando e nós lá, no maior papo. Paravam pra cumprimentá-lo e ele me apresentava. Foi engraçado... Conheci o presidente da ACADIL (Academia Ituana de Letras), Bernardo Campos, que brigou comigo porque eu o chamava de senhor e não de você, um homem muito simpático =) me lembrou desesperadamente o Luíz Roberto... Acho que por ser da ACADIL e ter cara de quem ama história. Também fui apresentada ao Sr. Mylton Ottoni, dono da Editora Ottoni, que publicou "...Que Entre Verdes Montanhas" do primo dele (eu fui no lançamento desse livro, em 2006, acho...), e o Sr. Erasmo lhe disse que ele que ia publicar meu livro (fico a perguntar, qual livro?), porque eu vou ser jornalista. Hhahaha... foi divino! As palestras foram muito boas, umas mais do que as outras, claaro! Sinceramente, uma chegou a me dar sono! Hhaahha! Mas tudo beem! Quem ligaa?! Foi servido um café da manhã da Fazenda do Chocolate 8D divinoo! =D ~~> Recebi o certificado, ganhei um crachá, um bloquinho, uma caneta, um marca páginas e um cotonete de Itu! hahaha O cotonete foi pra nós, jornalistas 2.0, lembrarmos de ouvir sempre. Ouvir pra aprender. ;D Depois dessa vou ouvir até o que não devo! hahaha... ~~> Beeijoos, Jaqueline. P.S.: O Sr. Erasmo pediu pr'eu mandar meus textoa pra ele, por e-mail. Vou dar uma selecionada e mandar, com certeza =D.

3 comentários:

Carlos Strife disse...

Nossa...que sonho!
queria ter ido mesmo ^^
Concordo que Cabreúva podia ser bem melhor...e que aí tem bons escritores...você (e eu, ahahha) somos exemplos disso...
Se Cabreúva não melhorar, talvez num futuro não tão longe, até perca a sua função (aliás...qual é??? hhahaha) e morra...

Mas enfim...
fico feliz que você diga "eu vou ser jornalista"...

Beijos...

Julis disse...

Gosta de Fernando Pessoa, é lindona e escreve muito bem: Jacky vc é uma fofa!!!
Que bom que tudo foi legal e que vc se divertiu, bom seria se todos gostassem de programas assim

Julis disse...

... Esperando Jacky atualizar o blog!