quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ai, quanto jornalista chato


Na noite de quinta feira, sete de outubro, aliados do eleito Geraldo Alckmin e do candidato à presidência José Serra, do PSDB, reuniram-se no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi para ouvi-los discursar seus agradecimentos e propostas, rumo ao segundo turno. O encontro, promovido pelo partido dos Democratas (DEM) contou com prefeitos, ex-prefeitos, deputados e coligados de toda a região paulista, que foram mostrar sua colaboração ao candidato tucano.

As cerca de setecentas pessoas presentes se mostravam ansiosas para verem ao vivo os seus candidatos, em quem depositam confiança e esperança e apesar dos 50 minutos de atraso e da dificuldade para se estacionar os carros, nenhum deles parecia irritado.

“Quem é Serra, ai? Quem foi Geraldo e é Geraldo?”, começa o mestre de cerimônia, animando os presentes.

Líder do DEM na assembleia, Estevão Galvão, cumprimentou o ilustre prefeito Gilberto Kassab e as autoridades, como os prefeitos: “esta é uma reunião que vai mostrar o tanto que nós e o Brasil estamos empolgados e entusiasmados e vamos ganhar a eleição no segundo turno SIM! A gente percebe, Kassab, com clareza que já está criando por aí o negocio de ‘Serramania’, é Serra pra lá, Serra pra cá e eu estava dizendo pra alguns amigos que quando o Aloysio estava lá embaixo nas pesquisas eu dizia que o Aloysio ia ser o senador mais votado e muita gente dizia ‘Estevam, você está louco’ e eu dizia que não estava, ‘vai ganhar’ e ganhou. E hoje eu digo, o Serra vai ser o próximo presidente da República. E agora eu vou dizer o por quê: porque o Serra é o melhor! Melhor história, melhor biografia,... é o homem que por onde passou deixou rastro e a marca do trabalho e da competência e muito mais do que isso, o Serra tem compromisso com a lealdade com a gratidão e, muito mais do que isso, tem o compromisso com a verdade e com a vida, o Serra tem compromisso com a vida, com a VIDA. É agradecido, é leal com os amigos, o Serra não mente, é um homem de uma cara só. É sim, sim; não, não. Porque eu digo que o Serra tem compromisso com a vida, porque só quem nos dá a vida pode nos tirar a vida... E quem nos dá vida?? - e os presentes responderam em coro ‘Deus’. “O Serra é um homem que tem compromisso com a vida, porque só Deus pode tirar a vida de alguém. Por isso que ele vai ser o Presidente do Brasil!”, completou, sob aplausos.

“O Serra é nosso novo presidente”, afirma Gilberto Kassab, com convicção, antecipando os resultados. (...)

*

Além do encontro político de importância nacional, fiquei maravilhada com o movimento dos jornalistas, com seus microfones, câmeras, celulares e anotações. Nenhum deles parecia excepcionalmente empolgado com aquela pauta - chuvinha, vento, um blá blá blá da oposição. Nenhum era muito educado também.

Estava sentada na terceira fileira e, acreditem, não conseguia enxergar nadinha, de tanto fã e jornalista que tinha ne frente do 'palanque'. Enquanto o Alckmin e o Serra não chegavam, tudo bem. Não tinha nada que eu quisesse lá em cima. Apostei, em casa, que tiraria fotos com os dois. Será? Difícil de acreditar porque normalmente tenho uma blaster vergonha de pedir pra tirar foto (né, Renato?) - quase perdi uma oportunidade única de fotografar com Fernando Mitre. Mesmo assim, apostei. Vamo que vamo. Chega Geraldo, discursa, todo mundo quer cumprimentar, tirar foto... Quando o Serra chegou, não aguentei. Enfiei o notebook na bolsa e larguei lá com uma senhora. Olhei: entre mim e ele alguns machos - eleitores e jornalistas - e um, em especial, fotojornalista, com dois metros de altura e meio metro de costas. Ô querido, o que você acha de ajoelhar, pra eu poder ver também?! ¬¬

Moço, dá licença. Passei. Oi, moço, pode me dar licença? Queria tentar tirar uma foto... - E eles foram deixando, é claro. Não se recusa uma licença pedida tão educadamente por uma moça tão charmosa né HAHAHA orra, brinks! E isso é um fato. Cheguei lá na frente, entre dois fotojornalistas com suas câmeras robóticas enormes e fiquei. Tirei várias. Estava, agora, há um metro e meio de distãncia do talvez futuro Presidente do Brasil. E o fofo fala que tá indo embora, porque tem um outro compromisso e blá blá blá. Epa! Como assim? Tá loco? E minha foto? Olhei (jornalistas devem fazer isso, sabe) a porta, do lado direito do palanque, por onde o candidato havia entrado: provavelmente sairia por lá, então. Do monte que me cercava, dois jornalistas se espremeram entre o público para chegar até a porta. Eu, mui esperta, aproveitei o caminho aberto por eles e fui junto. Eles prostaram-se de frente para a porta, idealizando uma foto do seu José saindo. Eu, ao contrário, fiquei paradinha na porta, por onde ele passaria e, ao vê-lo, pedi: "Serra, posso tirar uma foto?" - ele chegou perto, disse que sim, me abraçou e flash, tirei a foto com um dos homens mais importantes no cenário político atual. Uma única oportunidade, que não deveria ter sido perdida de forma alguma.

Fiquei tão feliz com minha estúpida audácia que nada mais me importava. Fiz pose com o Alckmin (um poço de educação, paciência, boa vontade, atenção. Precisei tirar umas cinco fotos, porque a câmera não estava funcionando ou sei lá o que, e ele esperou pacientemente do meu lado, apesar dos muitos que esperavam por uma oportunidade como a minha), com o Guilherme Campos, Aloysio Nunes (o mais difícil de todos, o mais disputado), Kiko e Leandro do KLB (eu era apaixonada por eles e uma amiga, que ainda é, quase me matou HAHA) - os irmãos foram, tal qual Alckmin, muitíssimo educados e prestativos (acho que só eu fui tirar foto com eles! HAHA) e eles que bateram as fotos (se a Gi sabe disso, vai querer comprar a câmera, com certeza!) |essas fotos interam minha coleção: Mitre, Neto e Márcio Campos|.

Me senti muito gente, obrigada. HAHA. Como diz meu pai, orgulhoso, estava no 'centro do poder'. (Acho que meu pai ficou mais feliz/eufórico do que eu, sério!)

Apostem, valeu a pena.

Beeijos, Jaqueline.

Um comentário:

Renato Violardi disse...

Você é única!
Parabéns... estou orgulhoso de você!!!