terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UM VIVA

PARA A BIBLIOTECA PÚBLICA INSTALADA NO LUGAR DO CARANDIRU!

"A antítese é forte e a metáfora se torna óbvia. Onde antes funcionava uma prisão, agora haverá a liberdade: do conhecimento, das ideias, dos livros. Está marcada para hoje a inauguração da Biblioteca de São Paulo - aberta aos frequentadores a partir de amanhã -, um projeto ousado que tem tudo para mudar o modelo de bibliotecas públicas no Estado. O endereço? O Parque da Juventude, exatamente no mesmo ponto onde ficavam os pavilhões da Casa de Detenção do Carandiru. {...}

A obra teve investimentos dos governos estadual (R$ 10 milhões) e federal (R$ 2,5 milhões). Com as portas abertas, a biblioteca de 4,2 mil metros quadrados será administrada pela Poiesis, organização social à frente também da Casa das Rosas e do Museu da Língua Portuguesa. O projeto arquitetônico, a cargo do escritório paulistano Aflalo & Gasperini - o mesmo que executou o Parque da Juventude - levou oito meses para ser concebido.

"Montamos um time com cerca de 20 profissionais, das mais variadas áreas", conta o arquiteto Roberto Aflalo Filho. "Pensamos em espaços agradáveis, com mobiliário adequado para atrair o leitor. Por isso a biblioteca ficou com cara de uma grande livraria."

Me deu até vontade de mudar pra São Paulo, só pra poder usar essa biblioteca. Livros com cheiro de novos, puuts, que delícia. Foi uma iniciativa maravilhosa, e me orgulhei dela. É o tipode notícia que te faz parar e dizer 'poxa, que legal, que interessante', de boca aberta. Fiquei super feliz sim, super orgulhosa. É desse tipo de ideia, de iniciativa, de INVESTIMENTO, que o Brasil precisa!

"Não era mais uma menina com um livro...
Era uma mulher com seu amante!"

Beeijos, Jaqueline.

Nenhum comentário: