quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sim, vai passar rápido

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará".
(O Tempo, de Mário Quintana)


Parece que o tempo mente pra nós. Parece que ele passa mais rápido quando a gente se diverte. Parece que foi ontem que eu publiquei aqui qualquer coisa sobre o mês de junho, que já se foi. Agora, oficialmente, estamos na segunda metade do ano. Rumo ao Natal! Daqui até o Natal é um pulo! Final da Copa do Mundo, eleições presidenciais (ninguém nunca lembra dos coitados dos deputados, governadores e senadores; vai ver é por isso que eles não fazem nada), dia das crianças, meu aniversário, depois Natal.

Sim, vai passar rápido. E talvez você nem veja, de tão rápido.

Bem, estamos em julho. Com éle-agá. Isso. Homenagem ao tal do Júlio César, que era Imperador duma Roma qualquer, há certo tempo atrás. Isso inaugura oficialmente o resto do ano. Sinal que já perdemos - ou vivemos, aí depende - metade. Ja era metade do bolo e agora é aproveitar ao últimos pedaços, migalhas, sabores.

JuLHo nunca foi meu mês preferido, sempre odiei férias escolares, porque isso sempre me fez ficar longe de pessoas que me faziam tão bem, e isso não mudou. A diferença é que, agora, corpo e mente imploram por descanso. E isso lhes foi intensa e imutavelmente negado. Descanso, só no pós treino. Mente ligada no 220. Aproveitemos o tempo antes que ele acabe.

Porém, por mais delicada que seja uma situação, sempre existem dois lados.

O primeiro é aproveitar o tempo para engrandecer a mente; nisso, posso classificar minhas atividades sociais, minhas batalhas com os livros, códigos, artigos, protocolos, textos, blogs, currículos, cartas de apresentação; e aqueles em que - por vontade ou necessidade - engrandecem a mente e o corpo; a mente, com paciência, dedicação, força, vontade, determinação, lucidez, seriedade, concentração, disciplina, bom humor; e o corpo com abdominais, séries e repetições, gingas, esquivas, golpes, contra-golpes, floreios, flexões, alongamentos e afins.

O segundo é, com certeza, o uso do tempo - que não é eterno; e corre - para aquelas coisas que simplesmente, engrandecendo espírito ou não, me fazem feliz. Pura e simplesmente. Não que as citadas acima não me façam, pois do contrário não fariam parte da minha vida - é isso que as pessoas costumam não entender - mas essas são bruscamente mais potentes. São as pessoas. É aquele sorriso, entende. São os momentos que passo junto com pessoas queridas. As risadas intermináveis, as discussões bobas que acabam em zueira, as piadas sem graça, as fofocas maldosas, o silêncio. É aquele abraço despretencioso, de quem simplesmente gosta. Ou aquele forte que mostra que é ali que eu encontro minha felicidade. São as horas de sono proibidas, a companhia clandestina. É fazer o carro pegar no tranco às seis da manhã. É sair da faculdade pra ir pro bar - e não beber. É aquele momento em que faço alguma coisa no seu ouvido só porque se estiver olhando pra você vou ficar muito vermelha. É cada quilômetro percorrido juntos. A pé, de avião, motocicleta. São as músicas que ouvimos juntos. São as cumplicidades.

De um lado, o egoísmo de quem ama a si e se quer melhor, pra fazer o melhor pra ou por alguém.

Do outro, a felicidade da companhia. Do outro, da presença.

O tempo passa. E sou obrigada a aproveitá-lo enquanto o tenho. Quando tiver opções, opte pelo que faz seu coração vibrar. Opte pelo que você gostaria de fazer, apesar de todas as consequências. E não perca nenhuma oportunidade de viver!

- Vai acabar...
- Eu sei.
- E o que fazemos?!
- Aproveitamos!

Beeijos, Jaqueline.

Um comentário:

Luiz Loureiro disse...

haha sem vc se dar conta o tempo te engulirá, em cada cabeça um tempo... mas o tempo sempre leva td... hehe

relaxar é a lei hahaha

gostei do novo visual jaque! haha parabéns pelo bom gosto... não é uma sorte de todos.