quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mas não estou desistindo

"Não sei se quero descansar por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir."

Não estou desistindo, mas estou sim cansada. Estou cansada de ser julgada por ser de direita ou esquerda quando não faz nem dois meses que eu tirei meu título de eleitor. Estou cansada de ter que explicar que ter um tio-padrinho na situação e um primo na oposição não me obriga a escolher um lado político, nem muito menos que esse lado definiria de qual deles eu gosto mais. Estou cansada de repetir que não me importo que as pessoas pensem diferente de mim, ou falem mal de pessoas que me são próximas - queridas ou não - desde que respeitem que eu penso diferente.

Estou cansada de ter que ensinar adultos a agirem com seriedade, quando eu tenho só dezessete.

Estou cansada de ser cobrada; estou cansada de ter que ser responsável, eficiente e profissional quando não tenho bons exemplos. Estou cansada de mostrar que confiança é uma boneca de porcelana que você ama muito e que quando sua irmã caçula a quebra, ela nunca mais é a mesma, por mais que se cole os caquinhos - e que por isso devemos fazer jus à confiança que depositam em nós e mostrar que somos dignos de possuí-la.

Estou cansada de ter que fazer tudo sozinha, por não poder contar com a ajuda das pessoas. Estou cansada de tentar dividir as tarefas e de ser deixada na mão, mesmo quando eu já estava mesmo esperando que isso fosse acontecer. Estou cansada de rirem das minhas loucuras. Estou cansada, porque minhas loucuras são só as sanidades que ninguém quer cometer, por serem demais complexas ou sérias.

Estou cansada de ser chamada infantil quando na verdade sou adulta desde os treze. Estou cansada de ter que calar meus protestos e indignações, pra não ofender os errados. Estou cansada das mesmas desculpas sempre, das mesmas preguiças e dos mesmos problemas. Estou cansada de lutar por coisas admiráveis e não conseguir ajuda.

Estou cansada da hipocrisia de quem sabe que faz errado e ri, jogando a sujeira pra baixo do tapete. Estou cansada de contar nos dedos as pessoas com a alma - a ficha, a consciência - limpa e de perder as contas com o restante.

Estou cansada do mau humor e infelicidade de quem não se realizou. Estou cansada da inveja das coisas que crescem e progridem - seja lá o que for (se não respeitam nem os meus quadríceps, por que o fariam com minhas revoluções?).

Estou cansada.

Mas não estou desistindo.

"Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda minha palavra tem um coração onde circula sangue."

"As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre."
 
(frases de Clarice Lispector, minha amada)
 
Beeijos, Jaqueline.

Nenhum comentário: