sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consciência negra...













... significa respeito; partilha; igualdade; Significa sermos irmãos, lutarmos lado a lado. Significa tornar-nos cegos, não surdos, nem mudos, nem aleijados; Significa que as diferenças não estão no que podemos ver, mas naquelas coisas que só conhecem nossos mais verdadeiros amigos. Consciência quer dizer atitude; quer dizer verdade; quer dizer que, humildes, nos olhamos e, como cães, não enxergamos cores; nem neles, nem em nós. Negra é a cor da nossa história, da nossa cultura; é o que faz de nós aquilo que somos; é cor da nossa força, da nossa coragem, da nossa garra e vontade de vancer, de superar. Negra é a cor dos que desejam liberdade e é a cor dos que lutam por ela. Negra é a cor da nossa alma, brasileira, escrava, capoeira;

Eu sou negra!
Vocês não verão isso, ao olharem pra mim, mas nas minhas veias correm o sangue negro dos meus antepassados, e me orgulho disso até a última gota!
Eu sou negra
de corpo e alma, de batuque e berimbau. Eu sou negra na música, na capoeira, sou negra quando luto; quando insisto um pouco mais; Sou negra quando apanho da vida, quando sou presa por meus limites; e sou ainda mais negra quando não desanimo, vou lá e tento outra vez;

Feliz dia da Consciência Negra!
Que paremos, pelo menos hoje, pra pensar no quão ridículos
são os nossos preconceitos, raciais ou não.

Beeijos, Jaqueline.


P.S.: pra discontrair ;D

"Eu tenho um passado negro".
(Michael Jackson)

Nenhum comentário: