quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A gift ("About a Girl")

Ganhei um presente. Eis:




"Você tem 13 anos e o ano é 2005. Esse talvez seja um dos anos que mais marcaram a sua vida e você, sendo uma pessoa nostálgica, sempre se recorda dele com carinho e curiosidade. Isso não é à toa, afinal, foi o ano em que você conheceu uma garota. Esse texto é sobre ela.


Você tem 13 anos e muito tempo livre. Você gosta de videogames, filmes e música. Seus pais são donos da farmácia mais bem-sucedida da cidade e sua mãe insiste que você faça uma coisa da igreja chamada "perseverança". Você diz "ok" e passa a ir toda semana na "persê". É lá que você conhece novas pessoas e nota uma garota em especial. Ela é morena, tem cabelos curtos e, por algum motivo, você percebe que gosta de ficar do lado dela e quer ser seu amigo. E vocês se tornam amigos.

Toda semana vocês se vêem. Vocês conversam com muita frequência e chega um dia em que você está fazendo trabalho da escola e recebe uma ligação dela. "Você pode escrever uma carta pra mim?". É claro que você pode (já estava nos planos, inclusive). E você escreve uma carta pra ela, percebendo que há um sentimento forte ali, curioso. A garota também escreve uma carta pra você e o resto do ano é recheado de cartas e conversas e vocês até andam de bicicleta juntos algumas vezes.

Os meses passam e você já disse "eu te amo" à garota. Ela não tem uma resposta pra isso ainda (algo com o qual você se acostuma na vida), mas tudo bem, porque não importa muito. Você simplesmente fica feliz de estar perto dela e de conversar com ela, o que mais você poderia querer, certo?

Adolescência é um período esquisito e você acaba cometendo erros também e por algumas semanas você e a garota deixam de se falar por besteiras que você fez. Mas, assim como tudo que realmente importa, vocês superam e voltam a se ver direto. Mais tempo passa e um dia você resolve se arriscar e a beija. É um grande passo, ainda mais quando se é tão jovem. Mas não acontece mais nada além disso. Ainda não há uma resposta.

É fim do ano e você fica chateado por não ver a garota com a mesma frequência de antes, mas não tem problema, afinal, você vai fazer a oitava série na mesma escola que ela! É 2006 e as coisas ficam esquisitas na sua vida. Para começar, a garota finalmente te responde. "Eu te amo, mas" como ama suas outras amigas. É uma das cartas que te trouxeram mais sentimentos conflituosos, fácil. É também nesse período em que a garota começa a notar que você sente um pouco de ciúmes dela. Ela até te escreve um bilhete comentando isso e você acha que há um pouco de maldade ali. Mas it's okay. Move on.

Naquele mesmo ano, uma outra garota, que hoje é escritora e já publicou dois livros, diz que gosta de você também e você não sabe o que fazer. Ela sabe de toda a sua história com a garota principal desse texto e até comenta "vocês nunca realmente ficaram" e coisa e tal. Você não sabe por quê, mas essa lembrança veio à sua mente enquanto você pensava no que escrever aqui. E talvez seja porque é verdade. Vocês nunca "ficaram". Mas tanto faz. Aquela garota te marcou como nenhuma outra e os próximos anos vão mostrar o porquê.

Uns meses depois, você vai se mudar para outro estado. No último dia que você vai para a escola antes de finalmente ir embora, você sente uma vontade absurda de chorar na van. Mas você se segura e dá uma última olhada na garota enquanto ela cochila sentada na sua frente. Vocês podem nunca mais se ver.

Durante os anos em que você morou no outro estado, você nunca deixou de pensar na garota. Você continuava querendo ser amigo dela, independente de qualquer sentimento. E graças à magia da tecnologia e dessa coisa chamada internet (que na época não era nem mato direito), vocês conseguem se falar um pouco (e isso já é por volta de 2008). Vocês mudaram e amadureceram um pouco e você fica contente de ter contato com ela. Amizade boa é amizade assim.

Vamos agora pular para a fase em que você se forma no ensino médio e volta para o estado onde você nasceu e morou a maior parte da vida. Você namora uma outra pessoa, que no futuro prova ser o pior relacionamento que você já teve. Você ainda tem um carinho pela garota de que estamos falando, o que provavelmente quer dizer alguma coisa.

Você e a garota se vêem de vez em quando, cada um segue a sua vida e não tem muito contato. Você termina com a outra pessoa e é uma das fases mais esquisitas da sua vida. Um tempo passa e você conhece outra menina incrível. É talvez a primeira vez em muito tempo que você sente algo igual (talvez maior?) do que o que sentia pela outra garota.

Você se apaixona por ela e é incrível como dá para traçar paralelos entre essa menina e seu relacionamento com o que já aconteceu com a outra garota. Claro, talvez sejam só alguns pontos, mas também deve ter algo a se dizer quando, um dia, você está do lado da menina e ela diz uma frase que chama sua atenção e você pensa "nossa, isso soa tanto como aquela garota!". Vocês namoram, trocam cartas (você nunca deixou de escrever cartas) e a vida está ótima e você é muito feliz com ela.

Corta para 2017 e por algum fato curioso, uma amiga antiga volta a falar com você e a outra garota, que também é amiga dela, entra na conversa e vocês resolvem todos irem comer comida japonesa! Nice!


É nessa época que você volta a falar para valer com aquela garota. E é muito bom. Vocês agora são adultos, são mais maduros e, o melhor de tudo, a amizade parece ser forte como sempre foi. Anos de distância (mais de 10) não importam muito.

O melhor disso tudo é que desde aquele dia em 2017, vocês têm se falado bastante e sido amigos. A garota terminou com um namorado de longa data e você esteve perto dela apoiando. Ela, no ano seguinte, começou a namorar uma nova pessoa e recentemente também aconteceram algumas coisas. Mas ela está bem e isso te deixa feliz.

Essa garota é especial para você. Você adora o fato de ela dançar, escrever, ser extrovertida (diria até que vocês são bem diferentes) e sabe que ela valoriza muito a amizade que tem com você. Você quer que ela seja feliz. Ela é uma mulher que você admira e por quem você torce MUITO.

Existem muitos tipos de amor. E você AMA essa garota. Não tem como negar isso. Algumas pessoas achavam que vocês chegaram a ser namorados, o que é engraçado e sempre te faz rir quando comentam. É óbvio que vocês nunca namoraram. Mas isso não importa também. O amor que você tem por ela é algo diferente. Ela é uma das garotas mais especiais que existem na sua vida e isso basta.

Claro, se a vida fosse como no filme I.A Inteligência Artificial (que você nem gosta muito) e você fosse como o garoto-robô que encontra uma fada no fim do filme e te concede um desejo, você provavelmente desejaria passar um dia inteiro do lado dela sem nenhuma interrupção e contar todas as coisas que estão presas na sua cabeça há muito tempo. Talvez ela nem entenda direito isso, mas você gostaria.

Ou se fosse como o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, você provavelmente gostaria de apagar algumas coisas da sua memória, mas é óbvio que no fim  você gostaria de viver tudo de novo. Você não se arrepende.

Existem muitos tipos de amor, e o amor que você tem por essa garota é daqueles que transcendem o que pode ser expresso por palavras. É de uma das amizades mais queridas que você tem. Você já foi um “crush” ou um @ dela (como dizem hoje) e tal. E é divertido pensar nisso, também.

Por fim… Hoje vocês estão em fases parecidas na vida. Vocês querem focar nos seus projetos, morar sozinhos, realizar sonhos muito postergados e é engraçado também como entraram nessa fase mais ou menos na mesma época. Coisas da vida.

Uma coisa é certa: não há de haver outro hiato na amizade dos dois. E, olha só, você escreveu mais uma carta para ela! Se isso não é um amor e uma amizade que transcendem muita coisa, eu não sei o que é."

Nenhum comentário: