quinta-feira, 23 de agosto de 2018

eu quero estar cercado

Não me interessa ter inimigos. Não me interessa criar, da maneira que for, nenhum tipo de inimizade, constrangimento ou dor a ninguém - inclusive eu. Não saio da cama com a pretensão de invadir nada, de impor nada, de exigir nada, de magoar ninguém. Não penteio meus cabelos pela manhã planejando como atazanar a vida de pessoa alguma. Não me interessa guardar rancor, nem raiva, nem ranço.

A mim, não interessa mais entrar em longas discussões. Há uns dez anos atrás, dava um boi para entrar numa briga e uma boiada para não sair dela. Mas eu era só uma estudante, não é mesmo? Hoje, com quatro empregos que me exigem mente e corpo equilibrados, sequer tempo eu tenho pra longos debates. Quem dirá disposição.

A minha limitada energia não dá conta. Ou eu brigo, ou eu danço. Ou eu discuto política, ou eu escrevo sobre a Santa Casa. Ou eu tenho tempo para editar fotos ou fico disputando espaço. Ou eu descanso, ou fico brincando de polícia e ladrão. Sai fora...

A coisa mais preciosa que temos é nosso tempo. O preço das coisas está em quanta vida você dá em troca. E como não sabemos se daqui dez minutos não cairemos duros no chão, é conveniente não ficar perdendo tempo com picuinhas. Né.

A mim, interessa a paz. Interessa a calma. Interessa todo mundo convivendo em harmonia, cada um cuidando da sua vida e hidratando o próprio cabelo. Mas também interessa que as pessoas contem umas com as outras. Interessa que se falem, que confiem, que peçam ajuda. A mim, interessa ter pra onde voltar. Um lugar tranquilo pra chamar de lar. Me interessa ter saúde e energia pra fazer o que me faz feliz - e são tantas essas coisas. Me interessa a proatividade.

Eu sou uma artista. Sou uma pessoa flexível. Sou uma pessoa compreensiva. Existem poucas coisas que eu não admito nessa vida. Me faz um café, me explica a questão e dificilmente eu não vou calçar seus sapatos e procurar entender. Eu sou uma fazedora. Sou boa em fazer as coisas funcionarem. Sou uma analista: com todos os detalhes, sou capaz de traçar belos planos e fazer a coisa toda dar certo. Me treinei a vida toda em literatura: sou boa em enxergar os detalhes das entrelinhas que muita gente não vê. 

Me interessa que confiem em mim. Por isso, confio nos outros - apesar do risco envolvido. Me interessa que acreditem em mim. Então, acredito nos outros. Não importa que de vez em quando eu me engane com alguém: não deixarei de conceder o benefício da dúvida aos outros, por conta disso. 

Me interessa a reciprocidade: ainda assim, eu teimo em ser honesta comigo e fazer o que acho que tem que ser feito, mesmo quando não recebo na mesma quantia. A mim, interessa a coragem. Interessa a decência. Interessa a verdade. Passei do tempo de viver em fantasia e projeções. A mim, interessa o real. Mesmo que seja ruim. Mesmo que doa. 

A mim, interessa a aventura. Mesmo que ela venha em forma de turbulência no voo Rio Branco-Porto Velho. Porque depois que passa, me interessa rir. Me interessa guardar as boas recordações...

Sou estranha, meio mal humorada e intensa (e nem é da Dolce Gusto...).
Tudo pra mim queima e arde e explode e brilha e faísca.

Chato, um pouco cansativo, mas essa sou eu. Meio pancada da cabeça. Uma artista-racional, mas isso é culpa da minha lua em virgem... Quem se atrever a me olhar com carinho vai ver que eu sou uma pessoa do bem...






Acredite.

Nenhum comentário: