terça-feira, 27 de março de 2018

Que sorte a nossa, hein

Algumas pessoas vão te odiar pelo que você é. 
Outras, te amar pelo mesmo motivo...

Pessoas diferentes já me falaram, em momentos diferentes, que existem pessoas que despertam o nosso pior. Pessoas que podem até ser boas pessoas, mas que quando se aproximam entram em colisão. Faíscam. Fervem. Explodem. Fogo e gasolina no pior sentido da expressão.

Assim sendo, existem também pessoas que despertam o nosso melhor. Eu sempre achei que o máximo que alguém poderia fazer em nós fosse despertar a vontade de ser melhor. Mas não. Há um grau além. Existem as pessoas que despertam algo em nós, tão poderoso, que simplesmente fomenta nossa versão mais aprimorada. Que nos faz mais calmos. Mais gentis. Mais atenciosos, pacientes, altruístas. Pessoas que, sem nem saber, nos inspiram a sorrir mais, falar mais baixo, rir mais alto, dançar no meio da sala. Pessoas que despertam em nós a serenidade para lidar com os problemas. Pessoas que nos põe sal - e apuram o sabor bom que já temos. Gente que nos adoça - e nos faz mais carinhosos, mais serenos, mais alegres.

Tem gente que nos faz querer ser abrigo. Ser porto. Ser casa. Que nos mostra sem dizer que os lugares de paz não precisam, necessariamente, ser lugares. Que seu lugar de paz pode ser um par de olhos. Um par de braços ao seu redor. Gente que te inspira a fazer coisas que você nunca pensou em fazer. Que te faz querer sr uma especialista (mesmo que seja em simples panquecas...).

Algumas pessoas te amam pelo que você é. De cara lavada, barriga flácida, mau humor matinal. Amam seu jeito de falar da vida, o que você escreve, como ganha dinheiro, como atende o telefone. Tem gente que ama a gente pelo nosso ovo frito redondinho, com a gema no ponto. Ama nossos pés gelados, nossa preferência por banho quente, nosso gosto musical. Tem gente que ama a gente pelo nosso jeito de cantar, nosso silêncio ao ouvir, nossa vontade de comer doce, nossa atenção ao escolher o chocolate certo.

Tem gente que ama nosso jeito de encarar, como se pudéssemos despir a alma do outro só com os olhos. Gente que ama nosso ronco estranho, nossa impaciência, nosso café forte. Tem gente que nos ama até mesmo pelas coisas que a gente não percebe que faz. E que quando a gente pergunta a pessoa diz "só continua"...

Tem gente que nos ama, porque a gente fica. Porque a gente entende, mesmo quando ninguém mais poderia. E ama a gente porque a gente ama de volta. E leva o outro com a gente - no show, no cinema, em casa, pro nosso mundo. Nos ama, porque a gente aceita. Porque a gente pergunta. Tem gente que nos ama porque a gente responde - com paciência e carinho com a dúvida  do outro.

Gente que ama nosso carinho. Nosso azedume. Nosso charminho. A cor do nosso olho, o formato da boca, nossas tatuagens.

Gente que ama até mesmo nossa família. Nossa história, as coisas que aprendemos. Gente que ama nossa série favorita, nosso bolo favorito, os estalos dos nossos dedos.

Tem gente que nos ama pelo que somos e ama do jeito mais puro e simples possível. E, as vezes, acaba acontecendo da gente poder amar de volta essa pessoa, pelo mesmo motivo. 



Que sorte a nossa, hein.

Um comentário:

Fazinhaaaaa disse...

Sei lá..chorei. :)
Muito me vejo, muito me espero...e olha...estava esperando por mim há uns bons tempos.
Obrigada por me trazer esse espelho.
Precisava me olhar ;) bjs