segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

a vida é cheia dessas coisas

E a farsa que mais me fascina é a de poder te olhar.
Sorte, acaso ou minha sina? Isso eu não sei explicar.
A vida é cheia dessas coisas que não se pode entender.
Tem tanta coisa nessa vida que não se deve entender.


Sou controladora. Quero ter todas as informações. Saber de todos os detalhes. Sanar todas as minhas dúvidas, conter todos os pensamentos desenfreados com concreto: certezas indissolúveis. Essa é a minha natureza. Penso, sempre, em todas as possibilidades - principalmente nas ruins. Sou analista e sou ansiosa. Duas características complexas. Complicadas. Mas estou num aprendizado diário: deixar ser, deixar estar, esperar, respirar fundo diante da não-informação ou do perigo eminente. Não julgar se algo é benção ou desgraça. Dificílimo...

No entanto, o que pra mim é uma missão quase-impossível deveria ser, simplesmente,... normal. Afinal, qual é a dessa necessidade de querer ter uma coisa que, na verdade, nem existe, que é o controle sobre a vida? Queremos entender as coisas que sequer são tangíveis: o que pensamos, o que sentimos, o que queremos...  Como se houvesse um dicionário, com a definição de cada uma delas e uma régua e um relógio universal, que nos ajudassem a medir a importância de cada uma delas e, claro, a decidir: o que é certo e o que é errado; o que vale a pena e o que não vale; o que vai dar certo... e o que não vai.

Então vamos calibrar o olhar e partir da premissa de que não há sobre o que ter certeza. Não há o que saber que possa nos garantir nada. Não temos nenhum controle. Sobre nada que vai nos acontecer. Não dá pra prever porque as possibilidades são infinitas. Não existem promessas: nem das desgraças nem das felicidades absurdas. 

Então, a única coisa que temos é nossa intuição, estando ela certa ou errada.

Nessa hora, eu lembro, inevitavelmente, na minha frase preferida: opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que você gostaria de fazer apesar de todas as consequências...! 

Pra entender o amor, faça um trato com a fé
Diz que o céu, quando quer, força o braço que for e abre o mar
Aí, fica mais leve o peso do meu coração

Nenhum comentário: