quinta-feira, 22 de abril de 2010

SEJA UM ING

Os Indivíduos Não Governamentais, assim como as ONGs, lutam por um propósito. Eles são pessoas que, individualmente, escolhem um assunto de seu interesse e trabalham em cima disso, sem precisarem se filiar a nenhuma instituição, sem compromisso com ninguém, sem muito esforço. Essa é uma idéia original do artista plástico Guto Lacaz. O trabalho dele, como ING, é recolher todas as pilhas e baterias que eventualmente encontra na rua e levar a um centro de reciclagem especializado, evitando assim uma possível contaminação do solo e da água. Simples assim. Não gasta tempo nem dinheiro. Pode-se observar que uma atitude individual às vezes é mais produtiva que uma ação conjunta – de modo que todos façam um mesmo tipo de trabalho, sem nenhuma ligação entre os indivíduos, simultaneamente.

Os únicos requisitos para se tornar um ING é ter consciência de que alguma coisa precisa melhorar e trabalhar para que isso se realize. Todos podem fazer. Podem fazer qualquer coisa. Existem inúmeros pontos que precisam melhorar em todas as cidades, e simples atitudes são um ótimo começo. Não é preciso dispor de um tempo enorme para realizar a tarefa, nem mudar a rotina ou coisa parecida. Ser ING é simplesmente ver algo errado, ou algo que pode ser concertado ou melhorado, e agir! AGIR!

Quer ser um ING, aceitar esse compromisso? Seguem algumas dicas do que você pode fazer:

# Plante árvores pela cidade, periodicamente (pode até ser frutífera!) – acho que as prefeituras fornecem as mudas. Vá atrás!

# Cuide das árvores, mesmo se não foi você que plantou.

# Se você possui algum talento artístico (pintura, desenho, música, lutas, dança, malabarismo) ou entende de algum assunto (religião, filosofia, política, cinema, história da arte, literatura, astronomia), proponha-se a ensiná-lo. Procure igrejas, escolas, centros culturais e converse com seus representantes sobre dar aulas ou alguma coisa do tipo. Use seus conhecimentos, quaisquer que sejam, para o bem comum.
# Ajude uma instituição filantrópica.

# Divulgue o Voto Consciente (faça parte ou implante em sua cidade), o Cidade Democrática e algum outro trabalho que ache importante para o bem comum! Faça isso no boca-a-boca, com panfletos (que você mesmo pode fazer), em escola, de qualquer jeito! O importante é ter o compromisso de divulgar sempre.

# Ajude uma família que passe por dificuldades – financeira, psicológica...

# Recolha todos os cachorros que encontrar na rua e crie-os em seu quintal! Ok, isso não.

# Faça como o criador dessa incrível idéia: recolha as pilhas e baterias que encontrar na rua. Não é preciso sair por aí rasgando o lixo de todo mundo. Recolha apenas as que você encontrar, durante um passeio, ou na ida ao trabalho.

Propague o conceito de INGs. E se você tiver alguma idéia do que se pode fazer, diga, comente.

Não podemos exigir dos governantes se não fizermos nossa parte.


FONTE:


SEJA UM ING!!

O Amnésia APROVA essa ideia ;D.

Beeijos, Jaqueline.