sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Te vi lutar

Era sábado e era primeiro de agosto. E era o dia em que você disse que pararia de fumar.

Colamos o adesivo bem cedinho, pra ser compatível com os seus horários durante a semana. Logo de manhã, você começou a pedir cigarros. Era piriri. Aquele desespero pelo negócio que só quem já fumou e parou pode entender - e não é meu caso. Mas você foi aguentando.

Fizemos faxina, tomamos café, nos vestimos e fomos passear. A rua distraiu você. Fomos comprar coisas fofas de bebê  e comemos lanche e visitamos meus pais e fomos na loja e escolhemos seu presente do dia dos pais - um tênis, claro.

Quando chegamos em casa, o piriri voltou. O hábito demora pra ser remodelado, eu sei. E era só o primeiro dia. Mesmo assim, fui dura com você. Mesmo assim, fiquei meio brava com o pedido. Até que me rendi e te dei um cigarro. E disse, ainda, como quem acha que manda, "só esse hein".

Você disse que sua boca encheu-se d'água quando viu o cigarro. O sorriso que você deu e o brilho nos olhos, foi até bonito de ver. Caímos na gargalhada. Quem é que saliva por um cigarro, meu Deus? E rimos e rimos. 

Você foi pra varanda - lugar tradicional do cigarrinho - e foi aí que eu vi você lutar. O cigarro ia de uma mão para a outra, da mão para a boca, da boca para a orelha. Entre uma coisa e outra, você mexia no celular, falava comigo, mudava de ideia. Foi ficando sério. Estava - eu via! - tentando adiar aquele momento, adiar aquela decisão. E você foi lutando, se enganando, adiando ao máximo. Conseguiu esperar até as 16h e foi uma vitória e tanto, mesmo eu tendo guardado os confetes. 

Foram dezesseis horas sem cigarro, já que o último fora perto da meia noite... Eu sei, foi difícil. Está sendo um pouco ainda. E sei que você está fazendo isso pelo nosso bebê. E te agradeço. Te agradeço muito. Te agradeço pois tenho muito claro o quanto isso será importante pra você, pra mim e o Bolis. A curto, médio e longo prazo. 

Saiba que, dessa vez, essa decisão não poderá ser revogada. Mas saiba também que logo ficará mais fácil e já já será natural. E que ver a saúde do teu filho crescendo ao teu lado será uma bela recompensa por essa decisão tão madura.

Eu te vi lutar essa semana toda. E no terceiro dia você já conseguiu ficar sem nenhum cigarro. E hoje já é o quinto dia sem fumar nenhunzinho! 


E por essas e outras te amo cada dia mais.


Não esquece. 

Nenhum comentário: