quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Capoeira

~~> ♪ "Tem maré de sorte, tem maré de azar na vida do capoeira, sou capoeira!" ♪ <~~ Tadinha de mim! Pobre criança que não tem (ainda) a menos noção de capoeira... Sou um bebê capoeira, estou lá há exatos quarenta e cinco dias e estou com ambos os pés fincados nas areias da ignorância. ~~> Encontrei num site (guaru.org) a seguinte definição de Capoeira: "É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Parece que sim, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente. É luta, "das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em "brinquedo", jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!" ~~> Faz sentido pra mim ;D ~~> Ultimamente não posso ouvir falar de capoeira que já me animo... Juro que não tive vontade de faltar um dia sequer (combinemos que, quando se trata da Jaque, isso acontece com muita frequencia!). De qualquer forma, estou realmente muito... realizada com a capoeira. Tenho uma baita duma dificuldade, mas acho que é exatamente isso o que me estimula, o desafio. Eu fico com uma raiva tão grande quando não consgigo fazer algum movimento (principalmente floreios, tipo queda no rim, au de cabeça e o diabo a quatro...) que acaba sendo um incentivo pra continuar, como quem diz " na próxima eu consigo"... Bom, to me entendendo com a capoeira, sabe... To feliz =) Capoeira é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa - simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos. Na Capoeira, os contendores não são adversários, são 'camaradas'. Não lutam, fingem lutar. Procuram genialmente dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta". ( Dias Gomes ) ~~> Beeijoos, Jaqueline. <~~

Nenhum comentário: