segunda-feira, 28 de março de 2016

Roda da Vida

Aposto que se você for fazer uma lista de cabeça sobre áreas da sua vida vai falar trabalho, lazer, família e, talvez, amor. Sim, temos mesmo o costume de passar batido nas coisas importantes.

Família é com certeza uma área esquecida, se você não for o chefe dela. Afinal, nós, jovens, temos aquele hábito de fugir do nosso habitat natural e nos escorar em outras casas, outras famílias. Relacionamento amoroso, pelo menos para mim, é a área de maior investimento, embora não seja tão simples de garantir satisfação total, pois sempre há o que melhorar. Já a vida social, ela parece completa até que você para pra pensar quantos amigos você já deixou pra lá por pura preguiça de puxar assunto ou marcar jantares. Péééééééé nota zero pra boa vontade.

Em seguida, vem a espiritualidade. Oi? O que? Eu? Duro cuidar da sua espiritualidade quando não se prende a rótulos religiosos. Ultimamente, Ju Marconato tem me inspirado melhores sentimentos  que todos os apóstolos e mártires. Mas afinal, por que deixar nossa paz interior tão de lado? É a área realmente abandonada, cheia de teias de aranha. Depois, a diversão. Ah a diversão. No meu caso, dançar e ver dançar. Ah  e a satisfação que isso traz. Mesmo se fossem menos horas, a satisfação seria a mesma. Tão energizante, relaxante, empolgante, emocionante... 

Em seguida, a plenitude. Você está satisfeito com quem você é? Hum... Próxima!

Contribuição. Ser voluntário, fazer doações, ajudar o outro, ser gentil, ser cordial, respeitar. Lições que eu tento, eu juro, por em prática no dia a dia. Mas é tão difícil se elevar, não é? Não posso me dizer satisfeita com os resultados. 

Financeiro. A área que, nesse momento, está recebendo muitas energias. Para conquistar, para aprender, para poupar e ter. Difícil, mas estamos investindo forças. Já já, os resultados virão.

Depois, o propósito. Onde você quer chegar? Sabe pra onde ir? Como chegar lá? Cof cof...

Então, depois vem a disposição. O auto cuidado: com a saúde, a alimentação, o corpo, a qualidade do sono, etc. Tudo bem, tranquilo e favorável. Dormindo até de mais. Faltam as frutas, as verduras... Mas quem sabe com a horta...

Daí vem o emocional. Abalado a ponto de me fazer vomitar e emagrecer vários quilos, que as pessoas insistem em reparar que perdi. Difícil investir nessa área. Como cuidar do nosso emocional? Tenho tentado evitar as tretas, respirar fundo e cultivar o silêncio, mas é tão difícil, tão difícil... E não tem sido o bastante, pelo visto.

E então, o intelectual. A auto imagem profissional, os cursos, os interesses, as chances de melhorias... Uma área que consome grande parte das nossas horas semanais, mas que nunca é o bastante. Queremos sempre mais que ontem, sempre mais que hoje. 

Uma área está ligada a outra. Sem emocional equilibrado, o intelecto sofre, a espiritualidade vai a míngua, perdemos a diversão, esquecemos o amor, o propósito, não temos forças para contribuir... E por aí vai.

Quando preenchi minha Roda da Vida é que notei como estou em desequilíbrio. Como invisto em uma área, talvez duas ou três e esqueço que as outras existem. É um bom método estratégico de avaliação e definição de objetivos. 

Quem tiver interesse, esse é o link: http://www.mrcoach.com.br/teste-roda-da-vida.php

Pra mim, valeu a pena. Me abriu os olhos. Espero daqui uns tempos, ver melhorias.


Nenhum comentário: