segunda-feira, 7 de junho de 2021
tic tac
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Uma terça-feira qualquer
Acordamos, fiz café, conversamos, troquei o bebê, lavei o rosto dele, dei vitamina, limpei o nariz. Brincamos no chão, cantamos, tummy time. Chorou. Mamou de novo. Colo. Dormiu.
Tirei a carne do congelador, pus a roupa pra lavar. Pendurei os tapetes no sol. Dei banho nos três gatos, tomei banho. Limpei o sofá, dei aquela geral no banheiro.
Bebê acordou mas tá de boa. Pendurei as roupas no varal. Metade. Aí fui ver o bebê resmungando, com um shorts ainda na mão.
Voltei e terminei de pendurar. Peguei o bebê. Troquei o bebê, brincamos com a tartaruga e com o barulho do pacote de lenço umidecido vazio e rimos do vento.
Pus ele no berço, sob grande reclamação, pra por mais uma máquina de roupa pra bater rs voltei, amamentei. Cantamos a música da velha a fiar e do peixe vivo, fomos pra sala e coloquei ele na cadeirinha que tem o leão e o elefante que ele adora. Passei aspirador de pó na casa enquanto ele estava zen e fui pra cozinha temperar a carne, cortar e grelhar. Esquentei o arroz, me servi da salada de grão de bico de ontem. Neném chorou. Fiz meu prato e voltei. Parou de chorar. Comecei a almoçar. Dado momento, ele chorava me pedindo colo. Eu batucava com o garfo no prato e ele ria. Parava pra comer, ele chorava. E assim foi até eu conseguir terminar. Batuque, risada. Garfada, choro. Peguei no colo, andei pela casa, tirei o body pq achei que ele tava suado. Olhei a fralda e tava suja. Troquei a fralda, rimos juntos do tamanho da fralda anterior. Colo. Fui amamentar, o prato ficou no sofá. Ele mamou, riu de quando abanei ele com uma foto do meu casamento. Mamou, mamou e dormiu. Eu voltei pra sala. Recolhi o prato, pus na pia. Pensei em lavar louça, mas lembrei da outra leva de roupas lavadas. Estendi a roupa.
E agora? Louça ou café? Café!
Lembrei que era dia de pagar contas. Paguei quatro boletos e lembrei que tinha que baixar os informes de rendimentos pro imposto de renda. Fui pro computador. Liguei, abri as páginas dos bancos. Bebê acordou. Amamentei, bebê dormiu. Voltei pro computador, bebê acordou. Troquei a fralda, rimos do tamanho da fralda suja, peguei no colo, pus na cadeirinha. Enquanto baixava o primeiro PDF, ele chorou. Cantamos a música da feira, a música da ciranda dos bichos, mesmo assim ele chorou. Comecei a batucar na mesa e ele riu. E assim foi. Batuque, risada, mexe no computador, choro. Batuque, risada...
O choro aumentou copiosamente. Peguei no colo, larguei o computador, amamentei. Parou de chorar mas não dormiu.
Abanei o gordinho, cantei a música dos dez indiozinhos... E aprendemos a contar até dez em inglês com o Planeta Boo (ele adora ver minha mão fazendo os números).
Vimos um vídeo no YouTube, fui beliscada por mãozinhas sem destreza e seguimos deitados. Mais um vídeo do YouTube e muitas gargalhadas.
E eu pisquei e meu bebê pegou o chocalho sozinho pela primeira vez e - novidade! - chacoalhou ele um montão, achando a maior graça. E eu filmei e babei. E enquanto uma mão brinca com o bebê (pq a brincadeira do chocalho já perdeu a graça) a outra responde o chat do banco.
Hora do banho. Esvazia a banheira, limpa, enche. Pega fralda, pega roupa, pega bebê, tira roupa do bebê. Banho. Shampoo, sabonete. De frente. De costas. Seca bebê. Ele não gosta. Veste o bebê, ele não gosta. Vê uma meleca na orelha, limpa. Bebê não gosta, chora. A paciência já não tá mais lá aquelas coisas. Coloco o bebê bravinho no berço, dou os brinquedos preferidos, ligo o mobile e vou fazer xixi porque pelo amor de Deus! Ainda são três horas.
Durante "o xixi", aproveito pra responder clientes e dar aquele olhada no grupo do whatsapp. Lembro da louça e dos informes de rendimento... Suspiro.
Bebê ficou tranquilo no berço e eu... Bom, eu achei a maior bola de pelo vomitada por um gato já vista na história desse apartamento. AFF. Da nem pra achar ruim, provavelmente a culpa é minha que não escovo os coitados.
Bebê chora. Dou corda no mobile mas não eh isso que ele quer. Adivinhem? Fui amamentar. Deitada no colchão dele, no chão, metade das pernas pra fora. Quem sabe ele dorme.
Fico pensando se saio do colchão quando ele dormir ou se tiro um cochilo também. Nem arrumei minha cama hoje, mas parece que um cochilo cairia bem...
Bebê dormiu. Mãe zumbi levanta. Mexi na planilha de vendas da loja, tentei pegar outro informe de rendimentos, não rolou, fiz umas contas e... Fui fazer outro café. Já são quinze pras quatro. Calma. Respira. Hahaha em sete minutos eu fiz café, tomei metade em silêncio e metade com o bebê chorando. Corri amamentar mais um pouco. Acho que faltou um golinho... mama, mama, mama.
Meia hora de mamar, vamos ver quantos minutos de sono.
Cinco! Uau! (Risos nervosos)
Mamou mais um pouco e dormiu. Decidi ficar grudadinha com ele pois percebi que não era fome a necessidade, era chamego. No meio do sono, diversas vezes ele fez bico e chorou meio dormindo meio acordando... Como se estivesse tendo um pesadelo. Acalmava ele com carinho e/ou leite até dormir de novo...
Quinze pras cinco.
Levantei muito delicadamente e fui pra sala e um gato correu se aninhar no meu colo. Passei algumas fases do meu jogo.
Minutos depois, bebê acorda, troquei ele e pus uma roupinha confortável, pq tempo virou e começou a ventar... Falei com meu pai ao telefone, levei as xícaras de café pra pia. Arrumei a cama. Sim, a essa hora. Bebê tá no berço brincando com as tartarugas. Tirei o lixo do quarto do bebê e recolhi os panos de chão do varal, porque pretendo lavar as fraldas de pano ainda hoje. Vamos ver...
Decidi não esperar até de noite. Já enxaguei as fraldas e pus tudo pra lavar, com as roupinhas que estavam entupindo o cesto também. Melhor, assim já fico livre.
Davi tá rindo sozinho e "conversando" com os gatinhos do móbile. Ouvi algumas gargalhadas e resmunguinhos, mas quando ele me viu parou na hora. Tão lindo!...
Fomos pra sala, cantamos com o leão e o elefante, ele fez xixi e vazou tudo. Troquei de novo, calça, body e fralda. Marido chegou. Conversamos, como todo dia. Bebê quis mamar. Mamou e dormiu. Partiu fazer janta então.
Puts, pia lotada de louça. Comecei a lavar e bebê acordou. Voltei dar mais mama. Claro que ele acordou quando lavava o segundo prato haha mas aí meu marido chegou e ficou com ele. Lavei louça, fiz janta. Jantamos, brincando com ele. Depois peguei no colo, dei mama. Nada de dormir. Vamos brincar então. Fomos no berço brincar com as tartarugas, papai trocou ele e ele deu várias gargalhadas.
Eu bem que ia lavar a louça da janta mas fui requisitada nas brincadeiras. Ficamos os três juntos até o Davi querer mamar pra dormir. Foram vários mama-dorme-acorda até dormir de vez. Normal. É sempre assim a noite e normalmente ele só dorme de vez perto das 22h30, 23h.
Já são 22h23. Quem sabe essa é a última mamada antes do sono pesado...
22h40 dormiu! Fui! Espero que seja "só" por hoje.
domingo, 7 de fevereiro de 2021
com quantas gotas se faz um copinho de cachaça (de leite)?
Hoje completamos nosso primeiro mês de aleitamento materno exclusivo em livre demanda. Tão difícil quanto lindo, tão doloroso dar quanto não dar.